33.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Três Lagoas já é o 6º maior produtor brasileiro de biodiesel

16/07/2013 – Atualizado em 16/07/2013

Conforme a ANP, a produção do Estado é resultado do processamento de apenas três unidades, a Biocar (Dourados), a Delta (Rio Brilhante) e a Cargill (Três Lagoas).

Por: Expresso MT

Em 2013, a produção de biocombustível vem crescendo rapidamente e o volume já atingiu somente no acumulado de janeiro a maio, 74,3 milhões de litros, o equivalente a 88% da produção de todo o ano passado, o que fez com que o Estado avançasse duas posições da listagem e fechasse esse período como o sexto maior produtor brasileiro.

Conforme a ANP, a produção do Estado é resultado do processamento de apenas três unidades, a Biocar (Dourados), a Delta (Rio Brilhante) e a Cargill (Três Lagoas), sendo está última a responsável pelo maior volume de processamento do biocombustível em Mato Grosso do Sul.

A unidade da Cargil entrou em operação em agosto do ano passado e em 2013 começou produzindo 8,3 milhões de litros em janeiro, atingindo pico em abril, com 14 milhões de litros. No acumulado de janeiro a maio, seu processamento chegou a marca de 55,4 milhões de litros.

Nacional

Em âmbito nacional a produção de biodiesel também vem crescendo. Segundo a ANP, nestes primeiros cinco meses de 2013, o processamento brasileiro cresceu 13% frente ao mesmo período de 2012, passando de 1 bilhão de litros para 1,1 bilhão de litros.

A região Centro-Oeste mantém-se como líder do ranking de produção, com quase 494 milhões de litros do biocombustível no acumulado do ano. Na sequência, aparecem as regiões Sul, com 381 milhões de litros, e Nordeste, com 134 milhões.
Entre os estados, o Rio Grande do Sul respondeu por 29% do volume total produzido em 2013, com 335 milhões de litros, seguido por Goiás (21%), com 238,6 milhões de litros, Mato Grosso, com 180,8 milhões de litros, Bahia, com 95,7 milhões de litros, São Paulo, com 81,3 milhões de litros e Mato Grosso do Sul, com 74,3 milhões de litros.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) aponta que o crescimento da produção de biodiesel no Brasil segue a tendência de elevação do consumo de diesel B (mistura composta por 95% de diesel A com 5% de biodiesel). Nos primeiros meses do ano, o crescimento da demanda interna por diesel foi de 6,7% em relação a 2012.
Matérias-primas

Na fabricação de biodiesel, a matéria-prima óleo de soja ganhou participação em abril. No acumulado do ano (janeiro a abril de 2013), essa fonte respondeu por 71% de todo o biodiesel fornecido, um aumento de 2 pontos percentuais em relação aos dados anteriores (janeiro a março de 2013). O sebo bovino mantém-se na segunda posição, representando 20% da produção de biodiesel.

A produção de Três Lagoas ajudou o Estado de MS a avançar duas posições da listagem e fechasse esse período como o sexto maior produtor brasileiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe nova picape da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar a Vigilância em Saúde

Veículo doado pelo Governo do Estado será utilizado para apoiar ações e deslocamentos das equipes municipais de saúde A Prefeitura de Três Lagoas recebeu oficialmente...

Risco de morte fetal é 68% maior em municípios mais pobres, aponta pesquisa da Fiocruz

Estudo revela desigualdade na natimortalidade e reforça necessidade de políticas públicas específicas para regiões vulneráveis

Três Lagoas moderniza setor de oftalmologia e reduz filas com novo equipamento

Aquisição de tomógrafo garante diagnósticos mais precisos e atendimento mais rápido na rede pública de saúde A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...