22/06/2015 – Atualizado em 22/06/2015
Por: Catia Mendes
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) transferiu aos municípios a responsabilidade da manutenção da rede de iluminação. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, assumiu a responsabilidade pela iluminação pública da cidade.
Em reunião realizada em 25 de fevereiro de 2015, a então prefeita da cidade Márcia Moura, assinou a renovação do termo de acordo para atendimento provisório das instalações de iluminação pública com a Elektro, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Três Lagoas.
Na ocasião, a prefeita disse que deveriam abrir um processo licitatório para a contratação de uma empresa, que deveria prestar o serviço de manutenção da rede elétrica no município, o que não aconteceu. E afirmou também que enquanto essa empresa não fosse contratada esses serviços ficariam sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do município.
Na época, o secretario de Infraestrutura, Transporte e Habitação de Três Lagoas, Walter Garcia de Oliveira afirmou que quando um solicitante fizesse um pedido de reparo eles abririam a solicitação e encaminhariam para a Elektro fazer o reparo.
Em meados de junho a prefeitura decidiu que não iria contratar uma empresa privada para fazer a manutenção da rede elétrica, pois pretende entrar com uma ação, contra a decisão da ANEEL, assim como outras cidades já fizeram para que a Elektro continue prestando o serviço de manutenção que fazia antes.
Mas, por que só agora decidiram entrar com essa ação contra a ANEEL? E enquanto, a justiça não decide de quem é a responsabilidade pela manutenção da rede elétrica quem fará os reparos, a Prefeitura ou a Elektro?
Segunda-feira (22/06) ligamos na Prefeitura Municipal e pedimos para conversarmos com a Assessoria de Imprensa, para sabermos de quem é a responsabilidade da manutenção da rede elétrica da cidade. Porém, o assessor de imprensa estava em reunião e não pode conversar conosco.
