22.2 C
Três Lagoas
sábado, 17 de outubro, 2026

Treinamento contra desinformação ajuda a identificar fake news

Um estudo publicado na revista Nature Communications revela que treinamentos contra desinformação podem ser eficazes na ajuda às pessoas para identificar e rejeitar fake news em apenas um mês. Realizado com mais de 11.000 participantes, o estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford e analisa o impacto de intervenções modernas de “inoculação” contra desinformação.

Os participantes passaram por três tipos de treinamento: análise de um artigo para identificar táticas de desinformação, assistir a um vídeo educativo ou jogar um jogo simulando a criação de notícias falsas. Os resultados mostraram que todos os métodos de treinamento aumentaram a capacidade de identificar notícias falsas, com destaque para o formato baseado na leitura de artigos, que teve o efeito mais duradouro, durando cerca de um mês. Já os métodos gamificados e em vídeo apresentaram resultados mais curtos, com efeitos de cerca de duas semanas.

A memória e a motivação dos participantes foram fatores-chave para a eficácia a longo prazo. Intervenções de “reforço”, como lembretes após o treinamento, também são importantes para ajudar na retenção das informações e no combate contínuo à desinformação.

Os pesquisadores destacam a diferença entre desmistificação e “pré-mistificação”, sendo esta última uma abordagem que ajuda a desenvolver imunidade à manipulação antes mesmo de ser exposto à desinformação. O estudo sugere que com reforços contínuos, os efeitos do treinamento podem durar até meses ou até anos.

Embora o estudo mostre avanços na luta contra a desinformação, especialistas alertam que, no contexto político atual, especialmente nos Estados Unidos, pode ser difícil implementar essas estratégias em larga escala. No entanto, iniciativas locais, como programas de alfabetização midiática, podem ser mais viáveis.

Para se proteger da desinformação, os pesquisadores recomendam que as pessoas desacelerem ao encontrar notícias online e analisem cuidadosamente as informações antes de reagir emocionalmente. Além disso, existem aplicativos que ajudam a identificar fake news e melhorar a detecção de informações enganosas.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira de ciências reúne 469 estudantes e 100 projetos de MS em Campo Grande

FETEC-MS 2026 acontece de 18 a 21 de outubro, na UFMS, com participação de bolsistas de 26 municípios e apoio financeiro da Fundect

Detran-MS abre formulário para instrutores contribuírem com melhorias nas provas de CNH

Questionário anônimo busca reunir sugestões de profissionais para padronizar avaliações, esclarecer dúvidas e preparar próximo workshop técnico

MS investe mais de R$ 600 milhões em rodovias para impulsionar polo de celulose

Parceria com a Arauco prevê melhorias em 35 quilômetros da MS-316, construção de duas pontes e reforço da logística entre Inocência e Aparecida do Taboado
error: Conteúdo Protegido