25.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de abril, 2026

Transporte de cargas ficou 32% mais caro

27/06/2014 – Atualizado em 27/06/2014

Transporte de cargas ficou 32% mais caro com interrupção de hidrovia

Por: Campo Grande News

A interrupção da navegação na hidrovia Tietê-Paraná, iniciada em 6 de maio, encareceu o transporte de cargas em 32%, que agora está sendo feito apenas por rodovias. A paralisação na hidrovia ocorre desde que as usinas de Três Irmãos e Ilha Solteira passaram a gerar mais energia, reduzindo o nível dos lagos, que são interligados pelo Canal Pereira Barreto.

A hidrovia movimenta por mês até 1 milhão de toneladas de soja, milho, farelo de soja e celulose. Preocupado com a retomada da navegação, o diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Tokarski, se reuniu com o secretário executivo, Anivaldo Vale, no Ministério dos Transportes, para debater o assunto.

Em seguida, o diretor da Antaq se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Águas, mas ainda não foi encontrada uma solução para o empasse. “A preocupação da Diretoria da Antaq é com o uso múltiplo das águas”, afirmou Adalberto.

Segundo Adalberto, a agência pretende se reunir com outros órgãos do Governo Federal, representantes do setor elétrico e da iniciativa privada para resolver o problema, o mais rápido possível.

Prejuízos – Em 2001 ocorreu o mesmo problema que prejudicou o transporte dos produtos que são comercializados no país e também exportados, de acordo com o consultor de agronegócio, João Pedro Cuthi Dias.

Segundo João Pedro, uma indústria de celulose com instalação em Três Lagoas, recentemente, passou a usar a hidrovia Tietê-Paraná. “É uma pena que o Mato Grosso do Sul ainda não tenha acordado para a importância das hidrovias, porque é um meio muito mais eficiente no transporte de produtos”, destaca.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SIG age rápido, recupera celular furtado e flagra adolescente com aparelho

Aparelho avaliado em R$ 3 mil foi localizado após rastreamento, onde menor apresentou versões diferentes sobre a origem do objeto

Entre flashes e elegância: lançamento da Expotrês reúne autoridades e imprensa

O lançamento oficial da Expotrês 2026 reuniu elegância, prestígio e grande expectativa na noite desta quinta-feira (23), no Sindicato Rural de Três Lagoas. Em...

Polícia Civil desmonta furto em prédio do CRO em Três Lagoas

Dupla é identificada após invadir imóvel durante feriado, arrombar estrutura e furtar diversos objetos, onde suspeitos confessaram o crime