22.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Transparência do Ministério Público de MS é a pior do Brasil

05/05/2015 – Atualizado em 05/05/2015

Ranking do CNMP mostra que portal não oferece ferramentas suficientes de acesso aos dados

Por: Correio do Estado

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) é o pior do País no que se refere aos seus mecanismos de transparência, segundo relatório feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

No relatório geral, ele fica à frente apenas do órgão no Acre, mas quando se analisam os itens de execução orçamentária e financeira e licitações, contratos e convênios, o MPE-MS está em último lugar no Brasil. No quesito transparência em gestão de pessoas, o órgão é o segundo pior, ficando à frente apenas da Paraíba.

O “transparentômetro”, como o conselho denominou a verificação dos portais, avaliou o atendimento de 209 itens para formar um ranking de 31 instituições, entre as quais, o sistema de transparência do próprio CNMP, do Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho, além dos aparelhos dos 26 estados e do Distrito
Federal.

No alto do ranking, estão os órgãos de Roraima, do Paraná e o Conselho Nacional em terceiro. Mato Grosso está na quinta posição e o Ministério Público Federal na 13ª. Mato Grosso do Sul atendeu a, apenas, 48 dos 209 itens avaliados como necessários para cumprimento da Lei da Transparência de forma plena e acessível, em três áreas principais: informações de execução orçamentária e financeira; licitações, contratos e convênios; e gestão de pessoas, esta última sendo a mais problemática no órgão, com 86% dos itens de transparência não atendidos.

Ministério Público de MS promete novo portal para o fim deste mês (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.