28.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Transexual vai à Justiça e consegue mudar de nome

27/07/2013 – Atualizado em 27/07/2013

Por: G1 MS

O juiz de direito Alessandro Carlo Meliso Rodrigues determinou a retificação, em cartório, na certidão de nascimento de um transexual em Rio Brilhante, que fica a 160 quilômetros de Campo Grande. Ao invés de Willian, o documento agora trará o nome Daniela.

O transexual recorreu à Justiça no município e conquistou o direito após alegar, no processo, que por conta de se chamar Willian já passou por constrangimento, já que o nome contraria totalmente sua aparência física.

Disse, segundo informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), que pretende fazer cirurgia para mudança de sexo. Nos autos, comprovou, por meio de laudo psicológico e depoimentos de testemunhas ouvidas pela Justiça, que “sua alma e essência é do sexo feminino”, o que contrapõe seu aspecto físico.

Na decisão, ainda conforme divulgado pelo TJ, o magistrado considera o caso singular e afirma que, por conta do transexual ainda não ter feito a cirurgia de mudança de sexo, encontra respaldo no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, como o artigo que proíbe a discriminação por motivo de sexo.

Além disso, para embasar a decisão, o juiz cita trecho de acórdão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Nancy Andrighi, que trata do assunto. “Assegurar ao transexual o exercício pleno de sua verdadeira identidade sexual consolida, sobretudo, o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, cuja tutela consiste em promover o desenvolvimento do ser humano sob todos os aspectos, garantindo que ele não seja desrespeitado tampouco violentado em sua integridade psicofísica”.

De acordo com a assessoria do Tribunal, o processo corre em segredo de Justiça.

Transexual recorre na Justiça e consegue mudar de nome.Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza censo para mapear população em situação de rua

Com o objetivo de levantar dados precisos e atualizados sobre a população em situação de rua, a Prefeitura de Três Lagoas deu início ao...

Segurança alimentar: Anvisa amplia controle de agrotóxicos em produtos vegetais

A Anvisa iniciou em maio um novo ciclo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, em parceria com estados, municípios e...

Espetáculo “Risos e Rituais” leva sátira e reflexão ao público de Três Lagoas

Solo teatral de Jhayra Kendall será apresentado no dia 17 de maio com entrada gratuita, onde espetáculo propõe jornada entre o riso, o sagrado e as contradições contemporâneas.