20.3 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Tragédia anunciada: Crianças correm risco de vida no transporte escolar de Garcias e Arapuá

11/12/2015 – Atualizado em 11/12/2015

Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula

A Rádio Caçula em parceria com o site TL Notícias deram continuidade no caso dos ônibus escolares que circulam em péssimas condições e em mais uma matéria investigativa feita durante todo o dia desta quinta-feira (10), as equipes de jornalismo conferiram em loco o problema enfrentado diariamente por mais de 386 crianças que necessitam deste meio de transporte para chegarem às escolas dos Distritos de Garcias e Arapuá, que são pertencentes ao município de Três Lagoas.

Para que a matéria pudesse chegar ao conhecimento das autoridades competentes, os dois meios de comunicação convidaram o Conselheiro Tutelar Davis Martinelli para que ele, juntamente com a reportagem pudesse comunicar – através de documentos com fotos – o caso ao Ministério Público Estadual e Federal. Os problemas que serão publicados a seguir começaram no início do ano após a saída da empresa Kalunga.

PROBLEMA EM GARCIAS

Durante a diligência em Garcias, foi constatado que naquele distrito existem apenas dois ônibus de pequeno porte disponíveis para fazer o transporte de 36 crianças. Um deles encontra-se quebrado e não tem previsão para voltar ao trabalho devido à falta de peças.

A empresa Crisp Tur Turismo é a atual responsável pelo transporte destes alunos e não disponibiliza na localidade, nenhum tipo de estrutura como local para reabastecimento, mecânica e barracão para guardar seus dois ônibus.

ENXADA E GALÃO COM ÓLEO DIESEL AO LADO DAS CRIANÇAS

Por volta das 11h, a reportagem flagrou o momento exato em que crianças embarcavam no micro ônibus. As fotos mostram que o veículo já é antigo e apresenta em seu interior, muita sujeira e bancos rasgados. Além deste fator, um perigo eminente foi flagrado pela equipe que registrou uma enxada – usada para desatolar o veículo – e um galão de óleo diesel entre os bancos, ao lado das crianças.

ÔNIBUS QUEBRADO E TRAJETO FEITO A PÉ PELA MADRUGADA

Dias atrás, um dos veículos quebrou por volta das 20h e sem alternativas para entregar os alunos, o motorista saiu a pé com os alunos que andaram por horas no meio das plantações de eucalipto. O término da entrega das crianças foi feita por volta das 02h da madrugada.

“Vimos um relatório que a empresa apresentou para a Secretaria de Educação em Três Lagoas mostrando que aqui, o transporte dos alunos está tudo certo. É pura mentira e por isso, chamamos vocês da imprensa aqui no distrito para mostrar a dura realidade que enfrentamos diariamente”, desabafou uma mãe de aluno.

ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO POR FALTAS NA SALA DE AULA

Outro problema enfrentado pelos alunos é a reprovação na sala de aula, pois devido os ônibus não conseguirem entregar as crianças diariamente nas escolas, fazem com que elas percam aulas e sejam reprovadas pelo número de faltas. Neste tipo de situação, os pais dos alunos prejudicados podem procurar a Justiça para tomar as medidas legais.

PROBLEMAS EM ARAPUÁ

Já no Distrito de Arapuá, a empresa prestadora de serviços no transporte escolar é a Jardim América. Conforme as fotos anexadas nesta matéria, a companhia também não possui uma estrutura adequada para reparar seus 11 ônibus, que fazem um total de 11 linhas na região para atender e transportar 350 crianças.

Em caso de pane nos veículos, o único mecânico da empresa que fica em um prédio antigo e deteriorado pelo tempo, não tem nem se quer uma bicicleta para prestar o socorro, obrigando os alunos a voltar para as fazenda em que moram a pé.

PERIGO E RISCO DE MORTE NO TRANSPORTE COLETIVO

Diversas peças usadas dos ônibus estão expostas em um balcão de madeira para serem reutilizadas em caso de pane nos ônibus. Conforme foi mostrado na última reportagem, parte da suspensão de alguns veículos foi amarrada com borrachas.

“Isto aqui é uma bomba relógio. Estamos abandonados e a qualquer momento, teremos a triste notícia de um acidente aqui na região, porque estes ônibus estão caindo aos pedaços. Precisamos andar ainda na BR-262 para completar nosso trecho e neste momento, ficamos temerosos em acontecer o pior”, revelou um motorista que preferiu não se identificar.

PROVIDÊNCIAS DO CONSELHO TUTELAR

O conselheiro Davis Martinelli já está em posse de todos os documentos e estará comunicando o MPE e MPF para que providências enérgicas possam ser tomadas para que uma tragédia – que já está anunciada – possa ser evitada. A Câmara Municipal de Vereadores de Três Lagoas também será comunicada sobre o problema.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No final da tarde de ontem (10), a reportagem da Rádio Caçula, do site TL Notícias e o conselheiro Martinelli estiveram na sede da Secretaria de Educação de Três Lagoas e durante uma reunião com a secretária Jussara Fernandes, para mostrar todo o dossiê colhido durante todo o dia, foram informados por ela que a partir desta sexta-feira (11), as duas empresas de ônibus teriam os serviços interrompidos até que explicações sejam dadas sobre o caso apurado pela reportagem.

Uma reunião com os diretores das duas empresas foi marcada para este sábado (12) para discutir o problema. Na segunda-feira (14), a reportagem estará entrando em contato com a secretária para saber quais definições e posições serão tomadas por este órgão público.

Video: É constante a necessidade dos motoristas – em muitos casos e em muitos dias – terem que cortar árvores para que o ônibus possa passar, o que ocasiona um atraso para a chegada ou saida das escolas, o que faz com que aulas e horas de estudos fiquem prejudicados. Com isso as crianças ficam sem aulas e sem o aproveitamento do estudo.

Machado e enxadas são objetos indispensáveis nas viagens. Não existem equipes das empresas de onibus para checar as estradas e fazer a manutenção preventiva.



https://youtube.com/watch?v=C2fmVi9hYig

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Coragem é o primeiro passo”, afirma Evalda Reis em campanha do Agosto Lilás

Com apoio da Procuradoria da Mulher, Câmara promove campanha com foco em educação, prevenção e escuta ativa das vítimas

Indivíduo é preso em flagrante após perseguir e ameaçar ex-companheira

Após mais de 95 ligações em um único dia, agressor foi localizado pela Polícia Civil dentro de supermercado e segue sob custódia

Homem sofre parada cardíca e morre em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros

Vítima de câncer pulmonar foi levada por familiares em busca de socorro, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação