29.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

Trabalho de terapeuta floral de MS é referência em laboratório de inovação do Ministério da Saúde e OPAS

O Laboratório de Inovação foi criado na celebração dos 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), e visa possibilitar que o ente federal vivencie a materialização da política no território por meio das experiências participantes, agregando conhecimento para promover as PICS em outros municípios. O trabalho de Joseanne em Mato Grosso do Sul foi uma das seis experiências inovadoras apresentadas que se espelha como modelo para outras cidades. “Era um sonho estar na OPAS e saber que o nosso trabalho vai para o mundo como referência em qualidade de vida e autocuidado”, diz a terapeuta.

A Terapia de Florais é uma prática não invasiva, não farmacológica, que pode ser utilizada por gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As gotas provenientes das flores são indicadas para complementar no tratamento de ansiedade, angústia, depressão, esgotamento nervoso e emocional, fobias, medos, lutos, estresse, rejeição, timidez, entre tantos outros sentimentos que podem comprometer a saúde mental do usuário. Os florais não substituem medicações alopáticas ou fitoterápicas receitadas pelos médicos aos pacientes, mas são complementares no tratamento.

Em Angélica (MS) e Corguinho (MS), a terapia era oferecida, inicialmente, aos profissionais da saúde dos municípios e um tempo depois o uso começou a ser receitado aos usuários do Sistema Único de Saúde conforme suas necessidades. As duas cidades do Mato Grosso do Sul são exemplos de como é possível implementar as PICS no SUS com os recursos disponíveis.

No município de Corguinho, a terapia de florais iniciou-se em março de 2019. Mensalmente, são atendidas aproximadamente cinquenta pessoas, em duas unidades de saúde. Em Angélica, a prática é ofertada em seis unidades de saúde, beneficiando 120 pessoas por mês. “É importante que os gestores vejam como as PICS, e no caso a Terapia de Florais, ajuda no equilíbrio emocional e como podemos fazer um trabalho integrado dentro do SUS, criando uma cadeia de bem-estar, de qualidade de vida, começando do interior para a capital, isto é uma implementação saudável dentro dos municípios”, afirma Joseanne Roque.

Para a Dra. Christiane Santos Matos, coordenadora nacional de PICS do departamento de saúde da família, melhorar a qualidade de atendimento do usuário e da população como um todo é o principal objetivo da política nacional de PICS, lançada em 2006. “Precisamos sempre avançar no sentido de elaborar os indicadores para a nossa política nacional. Há 16 anos nós construímos esse sistema com muito carinho que coube àquela época cinco práticas e agora temos 29. Esse alicerce necessita ser revisto sempre para ofertar o melhor atendimento, por isso nós da coordenação estamos trabalhando nesse sentido de estruturação contínua”.

Atualmente, 29 práticas são oferecidas no SUS: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, medicina antroposófica, medicina tradicional chinesa/acupuntura, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais e fitoterápicos, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia, e yoga.

Fazemos com que a prática da terapia de florais, em especial os Florais de Saint Germain, seja a ferramenta para uma divulgação da Cultura de Paz, onde por meio da consciência humana e do autoconhecimento haja harmonização nos campos mentais, emocionais e sociais”, ressalta Joseanne Roque que é terapeuta floral, professora practitioner do Sistema Florais de Saint Germain, embaixadora da paz pelo Cercle Universel Des Ambassadeurs de La PaixSuisse/France e diretora do Núcleo de Implementação Estratégica para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Mato Grosso do Sul – NIEPPICS-MS.

A realização do laboratório resultou em um livro e também curtos documentários que mostram as inovações aplicadas nos estados selecionados. Acesse o material de leitura clicando aqui e veja o vídeo da Terapia de Florais no Mato Grosso do Sul clicando aqui.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...