17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Trabalhadores da Viação São Luiz reclamam de atrasos no pagamento dos salários

Empresa alega problemas financeiros e afirma que busca recursos para pagar funcionários.

27/09/2018 16h43
Por: Laís Eger Penha

Na última quarta-feira (26), a Rádio Caçula FM recebeu um grupo de funcionários e ex-funcionários da Viação São Luiz do setor de Três Lagoas (MS), que pediram ajuda a emissora para divulgar uma situação que se repete há alguns meses: o atraso no pagamento dos salários.

Segundo o relato dos funcionários, além dos salários atrasados, os tickets alimentação não são pagos há 22 meses e as rescisões contratuais, parceladas para pagamento em diversas vezes, acordo este que não tem sido cumprido.

O vale de adiantamento salarial, que deveria ser pago todo dia 20, também não está em dia, assim como o FGTS que não tem sido depositado. Outro fato relatado é que o 13º salário, que deveria ser pago nos meses de novembro e dezembro, é quitado somente em janeiro.

Outra reclamação dos funcionários é a respeito das férias e folgas. Os motoristas explicam que as folgas não estão sendo cumpridas e, no caso das férias, os funcionários ficam o período de 30 dias em casa, porém não recebem o pagamento devido.

A situação tem se complicado para os funcionários, pois alguns dependem exclusivamente do salário obtido através do emprego da viação, causando atraso no pagamento de contas como aluguel, água e luz. Os funcionários casados relataram que se obrigam a depender do salário da esposa para o pagamento das contas pessoais, fato que os deixa desconfortáveis por não conseguirem ajudar no sustento da família.

Motoristas contam que a falta de dinheiro afeta também o lado psicológico e emocional, e durante as viagens, eles evitam até almoçar.

Motoristas contam que a falta de dinheiro afeta também o lado psicológico e emocional, e durante as viagens, eles evitam até almoçar.

A reportagem da Caçula FM esteve na empresa e, em contato com Osmar Afonso, encarregado do tráfego, a explicação é que o atraso no pagamento dos salários e despesas trabalhistas está ocorrendo por dificuldades financeiras que a Viação São Luiz vem enfrentando há algum tempo.

O encarregado ainda afirmou que a empresa tem buscado recursos para quitar o valor devido aos funcionários o mais rápido possível, e que também está sendo estudada a melhor maneira de acabar de forma definitiva com os atrasos.

A empresa se comprometeu a pagar os salários até o fim da próxima semana. Caso os valores não sejam quitados, os motoristas irão entrar em greve. Os funcionários do setor de Campo Grande (MS) receberam o salário de agosto ontem (26).

Em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Três Lagoas e Região, eles informaram estarem cientes do problema enfrentado pelos trabalhadores da viação e disseram estar à disposição dos funcionários. Eles explicaram que compete ao sindicato apenas contribuir em paralisações e manifestações, visto que não possuem poder para obrigar a empresa a quitar os valores em atraso.

Foto: Reprodução internet

FGTS não tem sido quitado pela empresa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...