23.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Tornados matam 17 no centro-sul dos EUA

28/04/2014 – Atualizado em 28/04/2014

Pior tempestade atingiu o Arkansas, deixando rastro de quase 129 km de destruição dentro ou perto de vários subúrbios

Por: IG Último Segundo

Um sistema de tornados passou através do centro-sul dos EUA e deixou ao menos 17 mortos no domingo, em um violento início da temporada das tempestades deste ano, disseram autoridades.

Um dos tornados tocou terra no domingo a cerca de 16 km a oeste da capital estadual Little Rock, Arkansas, e então deixou um rastro de quase 129 km de destruição enquanto atravessava ou passava perto de vários subúrbios no norte da capital do Estado, incluindo Vilonia. A tormenta cresceu para ficar com uma largura de quase 1 km e manteve-se no chão em boa parte dessa rota, deixando 16 mortos nesse Estado.

“Um bairro inteiro em Faulkner, com umas 50 casas, foi destruído. Muitos lares sumiram completamente, exceto as fundações. Há mais devastação assim em outras partes de Arkansas”, disse o legislador estadual Tim Griffin à Reuters.

O canal Weather Channel mostrou imagens de carros retorcidos e revirados, alguns com pessoas ainda dentro, numa fila que se estendia por quilômetros na rodovia Interestadual 40, cerca de 35 quilômetros a noroeste de Little Rock. A estrada foi interditada.

Mayflower foi atingida pelo leste, tendo árvores e postes derrubados, o que dificultou o acesso dos serviços de emergência às áreas atingidas, que ficaram no escuro, segundo autoridades.

O tornado que atingiu o Arkansas foi o maior de vários produzidos por um poderoso sistema de temporais que cortou pelo centro-sul dos EUA. Outra tempestade deixou um morto em Quapaw, Oklahoma, antes de cruzar para o Kansas ao norte e destruir de 60 a 70 casas e deixar 25 feridos na cidade de Baxter Springs, de acordo com autoridades dos Kansas. Uma morte foi relatada em Baxter Springs, mas ainda não se sabe se foi causada por um tornado.

Entre as ruínas no Arkansas estava uma nova escola intermediária de US$ 14 milhões prevista para abrir a partir de setembro. “Apenas não há mais nada nada. Provavelmente teremos de começar tudo de novo”, disse o superintendente de Vilonia Schools, Frank Mitchell, depois de verificar o que havia sobrado do prédio.

Equipes de emergência e voluntários foram de porta a porta procurar por vítimas. Os tornados também atingiram Nebrasca, Iowa e Missouri.

Foto: AP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá quarta-feira de instabilidade com risco de rajadas de vento

Avanço de frente fria traz possibilidade de chuvas intensas, ventos acima de 60 km/h e queda nas temperaturas, alerta o Cemtec/MS

Empinando moto e furando sinal, motociclista acaba detido pela Força Tática em Três Lagoas

Segundo a Polícia Militar, condutor teria colocado em risco pedestres e motoristas durante a fuga

É aprovada inclusão do Desafio Jovem Peniel no Conselho Municipal Antidrogas

Vereador Tonhão recebe apoio unânime e destaca a atuação da instituição na recuperação de dependentes químicos A Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou por unanimidade,...