Geral – 27/03/2012 – 17:03
Segundo delegada, palmeirenses caíram em “emboscada” preparada por Gaviões
Novos confrontos entre torcidas organizadas da Gaviões da Fiel e Mancha Verde estavam sendo programados em retaliação as duas mortes que aconteceram após uma briga no último domingo (25), na zona norte de São Paulo. A informação é do diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Jorge Carlos Carrasco.
- A motivação deste crime de domingo foi em retaliação a morte do corintiano em 2011 e que teve o corpo encontrado do rio Tietê. As manifestações no Facebook [rede social] provam isso.
Para ajudar nas investigações, Carrasco informou que durante a madrugada desta terça-feira (27) foram apreendidos computadores da sede da Macha Verde e da Gaviões da Fiel. O objetivo é verificar o envio de mensagens combinando conflitos pelo Twitter e Facebook. O diretor ainda disse que policiais encontraram, na sede da Gaviões, RS$ 150 mil em dinheiro. O valor ficará depositado em juízo até que se prove sua origem.
Segundo a delegada do Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), Margarete Barreto, a torcida da Gaviões “preparou uma emboscada” para os integrantes do Palmeiras. Porém, os palmeirenses sabiam que circulando naquele local, que é um ponto comum de brigas, “uma tragédia poderia acontecer”.
- O palmeirense sabia que poderia cair nela [ na emoscada], já que não pediram escolta policial, o que é de costume, e saíram escoltados por homens armados, que saem com o intuito de brigar e não de assistir jogo de futebol.
Investigações
Margarete ainda informou que uma das dificuldades da investigação é um “pacto de silêncio” que existe entre a torcida. Segundo ela, os grupos “cobram nas ruas” o que acontece e não ajudam nas investigações. Durante a madrugada desta terça-feira, em cumprimento de mandado de prisão, três pessoas foram detidas, todas elas integrantes da Mancha Verde.
Um dos suspeitos que foi preso é irmão do jovem que morreu no domingo com um tiro na cabeça. Carrasco também disse que procura por suspeitos para cumprir outros mandados de prisão também expedidos pela Justiça. De acordo com ele, participantes da briga fugiram até mesmo para o Rio de Janeiro.
O delegado informou que contarão com imagens feitas na região para descobrir os envolvidos na briga e nas mortes de domingo.
Proibição
Depois do confronto, a Federação Paulista de Futebol resolveu banir as torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Mancha Alviverde, do Palmeiras, dos estádios de São Paulo até que sejam apuradas as circunstâncias da briga. A entidade baseia a sua decisão no Estatuto do Torcedor, e diz que tem por dever zelar pela disciplina nos campos de futebol.
Fonte: R7


