16.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 16 de maio, 2025

Tombini vê inflação a caminho da meta e espaço para crescimento maior

Economia – 28/02/2012 – 15:02

A economia brasileira está acelerando e o segundo semestre deste ano vai registrar um ritmo mais forte que o primeiro, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta terça-feira.

“Nossa perspectiva é de que a economia cresça mais no segundo semestre, ao mesmo tempo em que a inflação continua em sua trajetória de convergência à meta”, disse Tombini em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Para Tombini, nos últimos três trimestres, incluindo o atual, a economia brasileira vem crescendo abaixo do seu potencial. “Não é por outra razão que o BC vem ajustando a taxa básica de juros”, disse, em clara justificativa da política monetária expansionista adotada pelo BC desde agosto do ano passado, quando iniciou a trajetória de cortes da Selic. “O Brasil está crescendo abaixo do potencial desde o terceiro trimestre do ano passado e, ainda que não tenhamos concluído o primeiro trimestre deste ano, isso continua até hoje”, disse Tombini.

Tombini declarou ainda que a redução da estimativa de taxa de juros neutro, revelada em pesquisa do Banco Central com profissionais do mercado financeiro, indica que a percepção do mercado é de melhores condições da economia.

Analistas do mercado acreditam que a taxa de juro neutra do país – que não produz pressão inflacionária – está em 5,50%, na mediana das consultas. No levantamento anterior, feito em novembro de 2010, os especialistas viam essa taxa em 6,75 %.

Roberto Fernandes na diretoria da CVM

O superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Roberto Tadeu Antunes Fernandes, indicado pela Presidência da República como diretor do órgão, foi aprovado hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para o cargo após passar por sabatina. Ele assume no lugar de Eli Loria, cujo mandato terminou em 31 de dezembro.

Fernandes recebeu 13 votos favoráveis a sua indicação e uma abstenção. Sua indicação precisa agora passar pelo plenário do Senado. “Me sentiria honrado de ser indicado para qualquer órgão público, mas a CVM tem um tempero especial, um sabor especial. Passei lá mais de metade da minha vida”, disse durante sua apresentação na sabatina.

Fernandes nasceu em 12 de março de 1950, é formado em Direito e Economia e servidor da autarquia desde 1979, tendo ingressado por concurso público. Desde 2004, é responsável pela coordenação e supervisão das atividades executivas da CVM, exercendo o cargo de superintendente-geral. Também representa a CVM no Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) e no Conselho de Gestão da Previdência Complementar.

Fonte: iG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lançamento Oficial da Expotrês é marcada com a presença de autoridades e imprensa no Sindicato Rural

Na noite desta quarta-feira (14), o Sindicato Rural de Três Lagoas foi palco de uma cerimônia marcante: o lançamento oficial da Expotrês 2025. O...

Mutirão da Justiça no presídio feminino atende internas de Três Lagoas

Três Lagoas recebeu nesta quinta-feira (15) o Mutirão Jurídico e Assistencial para internas do presídio feminino. O evento contou com a participação do juíz...

Ação de revisão de penas no presídio feminino traz cidadania para internas de Três Lagoas

Uma iniciativa conjunta da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e do 1ª Vara de Execuções Penais do Interior, promove nesta quinta-feira (15),...