32.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de dez dias para que a Câmara dos Deputados se manifeste sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe a abertura de investigações contra deputados e senadores.

O despacho foi proferido no mandado de segurança apresentado por líderes dos partidos PT, PSB e PSOL, que pedem a suspensão da proposta aprovada pela Câmara na última terça-feira (16).

No dia seguinte (18), Toffoli também determinou o mesmo prazo para manifestação da Casa em outra ação com o mesmo objetivo, desta vez protocolada pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

Após receber as manifestações da Câmara, o ministro, relator dos casos, deve analisar os pedidos de liminar para suspender o andamento da proposta.

Os autores das ações argumentam que houve diversas irregularidades na tramitação da PEC, como a ausência de prazo regimental para apresentação de emendas, a falta de publicidade prévia do parecer do relator e a convocação de sessões sem a antecedência mínima exigida.

A proposta já foi encaminhada ao Senado. Se for aprovada pelos senadores, será promulgada pelo Congresso e passará a valer.

A PEC prevê que a abertura de ação penal contra parlamentares só poderá ocorrer com autorização prévia, por votação secreta, da maioria absoluta da respectiva Casa, Câmara ou Senado. O texto também estende o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal para presidentes de partidos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CDP de Nova Independência promove 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento reforça ações de qualificação profissional, inclusão social e preparação para o pós-reclusão O Centro de Detenção Provisória de Nova Independência realizou, em outubro de...

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...