17 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Tocha Olímpica dos Jogos do Rio passará por Dourados

19/06/2015 – Atualizado em 19/06/2015

Por: Dourados News

O município de Dourados está entre os 83 do Brasil escolhidos como “cidade celebração” que, além de fazer parte da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica, vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. A escolha foi feita por uma equipe do Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e anunciada no início do mês de maio, em caráter sigiloso.

O lançamento da rota de revezamento da tocha vai acontecer no próximo dia 3 de julho, em Brasília, possivelmente com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, no auditório da Fundação Habitacional do Exército.

O encontro em que houve o anúncio da participação de Dourados aconteceu no dia 5 de maio. Ao todo, 250 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica, mas apenas 83 cidades serão Celebração do evento. A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) mantém contato direto com o Comitê Organizador, se informando sobre todos os preparativos para que esse evento seja um momento inesquecível.

As Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de 2016 será realizado de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os jogos acontecem em praças esportivas na Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Paralimpíadas será de 7 a 18 de setembro do mesmo local. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000.

Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe e foram aprovados durante a 121ª Sessão. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010.

A rota

A partir de maio do próximo ano, a tocha percorrerá 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. A expectativa dos organizadores é a de que o percurso seja capaz de envolver pelo menos 90% da população brasileira. O modelo da tocha já foi definido. “É um desenho bastante brasileiro, bastante clássico e lindo”, disse o diretor de comunicação do Comitê Organizador da Olimpíada, Mário Andrada. A apresentação, porém, não tem data ainda para acontecer.

O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica para as cidades escolhidas. Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil.

Até a chegada ao Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 5 de agosto de 2016, a tocha terá passado por 250 cidades, incluindo todas as capitais. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”