24.1 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

TJMS lança Glossário Jurídico no Facebook

Geral – 06/12/2012 – 16:12

Em mais uma ação do Projeto Conheça o Judiciário, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou ontem (5) o Glossário Jurídico em sua página no Facebook. O novo serviço trará semanalmente expressões utilizadas no âmbito jurídico e nem sempre conhecidas.

Criado pela Secretaria de Comunicação do TJ, o Glossário Jurídico é útil para advogados, estudantes de direito, jornalistas e qualquer pessoa interessada em termos jurídicos. Nele, os interessados poderão saber, por exemplo, o significado de uma “baixa”, de uma avocação ou o que significa uma decisão monocrática. Na primeira edição, o verbete escolhido foi Caducar, que significa “Perder a validade ou a força de um direito, em decorrência do tempo; superado o prazo legal, o titular do direito não mais poderá exercê-lo”. O glossário também está disponível no Portal do TJMS, por meio do link http://www.tjms.jus.br/glossario/index.php.

Saiba mais – Por ter uma linguagem técnica, o Direito muitas vezes se torna distante de grande parte da população, o que acaba contribuindo para que ocorram informações distorcidas ou equivocadas. Por isso, o TJMS também disponibiliza desde o dia 30 de julho a coluna “Saiba Mais”, que é publicada duas vezes por semana no site do projeto  “Conheça o Judiciário” (http://www.tjms.jus.br/conheca/)  com a finalidade de esclarecer assuntos do Judiciário.

A intenção é esclarecer ao público em geral a estrutura e o funcionamento, fundamentado na legislação específica da justiça estadual. Como base para as matérias estão o Código de Organização e Divisão Judiciárias, o Regimento Interno, a Lei dos Juizados, Normas da Corregedoria-Geral de Justiça, entre outros atos normativos.

Redes sociais – Além do Facebook (http://www.facebook.com/conhecaojudiciario) e de sua página do projeto Conheça o Judiciário, o Tribunal de Justiça de MS está conectado ao Twitter (https://twitter.com/#!/TJMS_Oficial), Flickr (http://www.flickr.com/photos/galeriatjms/) e Youtube (http://www.youtube.com/user/TJMSJornalismo). Com estas redes sociais, a ações e decisões do judiciário estadual estão disponíveis à população  por meio de textos, fotos e vídeos.

Fonte: TJMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...