Geral – 06/12/2012 – 16:12
Em mais uma ação do Projeto Conheça o Judiciário, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou ontem (5) o Glossário Jurídico em sua página no Facebook. O novo serviço trará semanalmente expressões utilizadas no âmbito jurídico e nem sempre conhecidas.
Criado pela Secretaria de Comunicação do TJ, o Glossário Jurídico é útil para advogados, estudantes de direito, jornalistas e qualquer pessoa interessada em termos jurídicos. Nele, os interessados poderão saber, por exemplo, o significado de uma “baixa”, de uma avocação ou o que significa uma decisão monocrática. Na primeira edição, o verbete escolhido foi Caducar, que significa “Perder a validade ou a força de um direito, em decorrência do tempo; superado o prazo legal, o titular do direito não mais poderá exercê-lo”. O glossário também está disponível no Portal do TJMS, por meio do link http://www.tjms.jus.br/glossario/index.php.
Saiba mais – Por ter uma linguagem técnica, o Direito muitas vezes se torna distante de grande parte da população, o que acaba contribuindo para que ocorram informações distorcidas ou equivocadas. Por isso, o TJMS também disponibiliza desde o dia 30 de julho a coluna “Saiba Mais”, que é publicada duas vezes por semana no site do projeto “Conheça o Judiciário” (http://www.tjms.jus.br/conheca/) com a finalidade de esclarecer assuntos do Judiciário.
A intenção é esclarecer ao público em geral a estrutura e o funcionamento, fundamentado na legislação específica da justiça estadual. Como base para as matérias estão o Código de Organização e Divisão Judiciárias, o Regimento Interno, a Lei dos Juizados, Normas da Corregedoria-Geral de Justiça, entre outros atos normativos.
Redes sociais – Além do Facebook (http://www.facebook.com/conhecaojudiciario) e de sua página do projeto Conheça o Judiciário, o Tribunal de Justiça de MS está conectado ao Twitter (https://twitter.com/#!/TJMS_Oficial), Flickr (http://www.flickr.com/photos/galeriatjms/) e Youtube (http://www.youtube.com/user/TJMSJornalismo). Com estas redes sociais, a ações e decisões do judiciário estadual estão disponíveis à população por meio de textos, fotos e vídeos.
Fonte: TJMS