33.1 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

TJ suspende lei municipal que obriga a presença de dentistas em UTI

Saúde – 10/05/2013 – 08:05

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu liminar para suspender a lei que obriga a presença de profissionais de odontologia nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais de Campo Grande. A nova legislação deveria ter entrado em vigor a partir de primeiro de maio deste ano.

A decisão é do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva. De acordo com o magistrado, trata-se de um caso de excepcional emergência, pois a contratação de profissionais odontólogos na rede pública é inatingível diante curto espaço de tempo para realização de concurso. Outro ponto que levou à suspensão da lei é a falta de previsão orçamentária.

O pedido para suspender a legislação foi feito pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a Prefeitura cita a LOM (Lei Orgânica do Município) e a Constituição Estadual. A justificativa é que a criação de cargos ou funções com aumento de despesa é prerrogativa do chefe do Poder Executivo.

A Lei 5.184 foi promulgada pelo vereador Paulo Siufi (PMDB), então presidente da Câmara. O recurso da promulgação é adotado quando o prefeito silencia sobre projeto aprovado pelos vereadores.

A proposta é do vereador Mário César (PMDB), atual presidente da Casa de Leis. A justificativa é que a pneumonia hospitalar causa grande número de mortes. As bactérias podem chegar ao trato respiratório por meio da boca.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fiocruz auxilia SUS na preparação para possíveis casos do vírus Nipah, apesar de risco baixo ao Brasil

Doença tem registros apenas no Sudeste Asiático e não há circulação do vírus nem dos morcegos transmissores no país A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou...

Congresso deve priorizar redução da jornada de trabalho em 2026

PEC em análise no Senado prevê fim gradual da escala 6x1, ampliação do descanso semanal e redução da carga horária para 36 horas A redução...

Alta nos casos de maus-tratos a animais leva Senado a acelerar projetos de proteção

Crescimento de ações judiciais e episódios de violência contra cães e gatos impulsionam propostas que endurecem penas e criam novos mecanismos de prevenção O aumento...