24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Testes da vacina apresentam resultados positivos contra doença

23/09/2017 09h57

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia

Por: Dayane Milani

Foi divulgado que a vacina contra zika apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A vacina está em desenvolvimento pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que é vinculado ao Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa divulgada na última sexta-feira (22), a aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, evitou também o contágio dos filhotes.

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus. Pedro Vasconcelos, que é diretor do Instituto Evandro Chagas, explica os resultados observados durante a pesquisa.

“A gente viu que os animais vacinados não apresentaram vestígio de vírus, ou seja, não apresentaram viremia no sangue, não teve vestígio de vírus no sangue. Não apresentaram doença, nenhuma manifestação clínica ao passo que os animais infectados por um controle infectado, sem estar vacinado, eles desenvolveram altos títulos de carga viral e manifestaram sintomatologia”.

Os testes pré-clínicos da vacina contra a zika foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), na Universidade do Texas e na Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros na pesquisa. A expectativa é de que os testes em humanos devem ser realizados a partir de 2019 na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

*Com Agência Rádio

(Foto: Divulgação / Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...