23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Testes da vacina apresentam resultados positivos contra doença

23/09/2017 09h57

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia

Por: Dayane Milani

Foi divulgado que a vacina contra zika apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A vacina está em desenvolvimento pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que é vinculado ao Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa divulgada na última sexta-feira (22), a aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, evitou também o contágio dos filhotes.

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus. Pedro Vasconcelos, que é diretor do Instituto Evandro Chagas, explica os resultados observados durante a pesquisa.

“A gente viu que os animais vacinados não apresentaram vestígio de vírus, ou seja, não apresentaram viremia no sangue, não teve vestígio de vírus no sangue. Não apresentaram doença, nenhuma manifestação clínica ao passo que os animais infectados por um controle infectado, sem estar vacinado, eles desenvolveram altos títulos de carga viral e manifestaram sintomatologia”.

Os testes pré-clínicos da vacina contra a zika foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), na Universidade do Texas e na Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros na pesquisa. A expectativa é de que os testes em humanos devem ser realizados a partir de 2019 na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

*Com Agência Rádio

(Foto: Divulgação / Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.