32.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Testes da primeira vacina contra dengue começam amanhã na Capital

31/08/2016 – Atualizado em 31/08/2016

Governadores de MS e SP acompanham processo em unidade de saúde

Por: Correio do Estado

Testes clínicos da vacina contra a dengue serão realizados, a partir de amanhã, em Campo Grande. Foram selecionados 1,2 mil voluntários na terceira e última etapa que antecede produção em escala da imunização pelo Instituto Butantan.

Na Unidade Básica de Saúde do Coophavilla II, a partir das 10h30, os governadores Reinaldo Azambuja e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, participam do início dos testes clínicos em humanos. Campo Grande foi a primeira contemplada, na região Centro Oeste, com o estudo.

O pesquisador Erivado Elias Júnior, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conduzirá os ensaios clínicos com pessoas entre 2 e 59 anos. Equipe médica acompanhará os voluntários por cinco anos para verificar a eficácia da vacina.

IMUNIZAÇÃO

Produzida com vírus vivos, enfraquecidos geneticamente, a vacina tem sido desenvolvida em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês). Testes envolvem 17 mil voluntários, em 13 municípios de todo o país.

“Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas, como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença. A vacina deve proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose”, explicou, via assessoria, o diretor do Instituto Butantan Jorge Kalil.

Durante a última etapa da pesquisa, 2/3 das doses aplicadas serão de vacina e 1/3 de placebo ou substância similar sem presença do vírus. Neste caso, equipe médica e voluntários não recebem informação sobre qual dos dois foi aplicado.

Etapas anteriores, conforme a assessoria de imprensa do Butantan, já teriam provado que a imunização é segura e induz o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra quatro tipos de vírus da dengue. Todo o processo teve início há oito anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.