28.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Termina nesta sexta (1º) o prazo para complementação de inscrição no Fies do 2º semestre

Pré-selecionados devem confirmar dados no Portal Único do MEC até as 23h59; programa oferece até 100% de financiamento para estudantes de baixa renda

Encerra-se nesta sexta-feira (1º), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para os candidatos pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 complementarem a inscrição. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login via Gov.br.

O Fies é um programa do Ministério da Educação que financia mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os candidatos devem apresentar documentos que comprovem as informações fornecidas, especialmente os que concorrem a vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs), que devem apresentar laudo médico com o respectivo CID. Caso haja inconsistências, a instituição pode solicitar documentação complementar.

Metade das vagas desta edição é reservada ao Fies Social, voltado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Esses candidatos estão dispensados da comprovação de renda, mas devem validar presencialmente as demais informações. Também podem solicitar financiamento de até 100% dos custos do curso.

Após a complementação online, os pré-selecionados têm até cinco dias úteis para entregar os documentos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade. Em seguida, devem validar as informações em um agente financeiro, em até dez dias após a validação pela instituição. A contratação do financiamento só será formalizada após essa etapa.

Nesta edição, foram 276.140 inscrições realizadas por 111.402 candidatos, com até três opções de curso por pessoa. Para 2025, o MEC prevê a oferta de mais de 112 mil vagas em todo o país, sendo 74,5 mil destinadas ao segundo semestre.

Os candidatos não selecionados na chamada regular entram automaticamente na lista de espera. As convocações ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motor de carro pega fogo em bairro de Três Lagoas, mas incidente é rapidamente controlado

Fogo foi contido com ajuda de populares antes da chegada do Corpo de Bombeiros; ninguém se feriu

Três Lagoas recebe oficina gratuita de roteiro para audiovisual com Cadu Xavier

Atividade será realizada no dia 11 de outubro com vagas limitadas e foco em formação para jovens e iniciantes no setor cultural

Adolescente é apreendido com bicicleta elétrica roubada em Três Lagoas

Veículo teria sido levado em assalto à mão armada no bairro Paranapunga, em julho deste ano, segundo a polícia