Os participantes vão ter até às 23h59min dessa quarta-feira (27) para realizar a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020
27/05/2020 10h04
Por: Patrícia Fernandes com informações do Midiamax
BRASIL (BR) – As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vão encerrar nesta quarta-feira (27) às 23h59min, cujo a data de realização poderá ser adiada em pelo menos 30 dias, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os participantes vão gerar o boleto bancário após o preenchimento do cadastro e poderá realizar o pagamento até esta quinta-feira (28), sendo R$85 o valor da taxa de inscrição.
DUAS MODALIDADES
Neste ano o Enem terá duas modalidades: a primeira será a prova impressa que é a forma tradicional que sempre acontece, que inicialmente seria aplicada no dia 1° e no dia 8 de novembro. E a segunda será a prova digital, que terá aplicação outrora prevista para o dia 22 e 29 de novembro, mas a segunda modalidade já está com as inscrições esgotadas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda não foi anunciada nenhuma mudança na metodologia de aplicação e a estrutura dos dois exames vão continuar as mesmas. Serão aplicadas quatro provas objetivas, sendo constituídas por 45 questões cada e uma redação de língua portuguesa. No momento que o participante estiver realizando a inscrição, ele deverá selecionar a língua estrangeira que deseja, em inglês ou espanhol.
MUDANÇA
Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para o procedimento de identificação no momento da avaliação, além da prova digital.
POLÊMICA
A mudança da data da prova, chegou a gerar bastante polêmica entre diversas frentes, desde os parlamentares até os movimentos sociais, visto que parte dos estudantes, sobretudo os que são de escolas públicas e não dispõe de uma aparato tecnológico para acompanhar as aulas remotas na mesma condição que os outros estudantes de escolas particulares podem desfrutar.
ENEM SUSPENSO
Foi aprovado pelo Senado no dia 19 de maio, a suspensão do Enem e dos demais vestibulares, mas antes da matéria ser votada na Câmara, o ministro da Educação, Abraham Wintraub, anunciou o adiamento por com prazo indefinido, de 30 a 60 dias a partir das datas inicialmente previstas, em razão disso, a tramitação do projeto de lei na Câmara parou.
