19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Termelétrica de Três Lagoas fica de fora de ativação emergencial aprovada pelo Governo Federal

No estado, também a usina de Campo Grande não será ativada neste primeiro momento, apesar da crise hídrica que afeta o Brasil.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) do Governo Federal aprovou nesta terça-feira, 03, a ampliação da contratação de usinas termelétricas a gás natural no Brasil. No entanto, as unidades de Mato Grosso do Sul, localizadas em Três Lagoas e Campo Grande, não serão ativadas de imediato.

As termelétricas de Mato Grosso do Sul, caso estivessem em operação, seriam abastecidas pela MS Gás. Para que funcionassem a pleno vapor, a empresa estima que seriam necessários 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, sendo 1,8 milhões de m³ para a usina de Três Lagoas e 1,2 milhões de m³ para a de Campo Grande. No entanto, o custo exato da compra de gás é variável, dependendo da demanda no momento.

De acordo com o Relatório da Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), as termelétricas representam 6,5% da capacidade total de geração de energia no Estado.

A ativação dessas usinas é uma medida emergencial, utilizada quando a crise hídrica, causada pela seca dos rios, compromete o funcionamento das hidrelétricas e o abastecimento de energia, como já ocorreu em Rondônia. A hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, teve suas atividades paralisadas devido ao baixo nível de água, resultando em apagões por todo o estado desde a segunda quinzena do mês passado.

No dia 30 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para setembro, o que significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa bandeira não era acionada desde agosto de 2021. A Aneel prevê que os reservatórios hidrelétricos do Brasil fiquem com níveis 50% abaixo da média durante este período de seca.

Apesar de Mato Grosso do Sul estar entre os estados afetados pela seca severa, a medida emergencial de ativação das termelétricas ainda não será aplicada na região.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...