23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Tema “Trancar Não É Tratar” é trabalhado pelo CAPS II em Três Lagoas

18/05/2018 10h50

Tema “Trancar Não É Tratar” é trabalhado pelo CAPS II em Três Lagoas

Ação foi feita em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta sexta-feira.

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Nesta sexta-feira, dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Ações diferenciadas foram realizadas pelo do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, coordenada pela psicóloga Patrícia Azambuja Alvarenga, em referência a data.

Esse movimento, iniciado em 1987, se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Entre as principais ações de atenção psicossocial, levando em consideração a dignidade da pessoa humana, está o combate à ideia de que se deve isolar as pessoas com algum tipo de doença mental, como observou Patrícia.

Para isso, a equipe do CAPS – II partilha do mesmo princípio adotado e defendido pelo Movimento de Luta Antimanicomial, que diz: “Trancar Não É Tratar”. Por essa razão, o Movimento “faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”.

Para marcar a data, a equipe do CAPS – II recebeu os pacientes de forma alegre e colorida, com café da manhã especial e com todo o ambiente decorado.

Na oportunidade, a equipe do CAPS – II recebeu também a visita dos autores do livro “O Capa-Branca”, Daniel Navarro Sonim e Walter Farias.

No livro “O Capa-Branca”, o jornalista Daniel Navarro Sonim reuniu, a partir de manuscritos e entrevistas, as experiências de vida de Walter Farias, ex-funcionário que se transformou em paciente do Complexo Psiquiátrico do Juquery, na década de 1970.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o tempo em Três Lagoas nesta terça

Cemtec-MS prevê sol, calor de até 35°C e possibilidade de chuvas com raios e rajadas de vento

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável