15/05/2018 15h31
Evento visa proporcionar e agregar conhecimento
Por: Dayane Milani
Baseado no proposta ‘O (a) psicólogo (a) como agente de transformação social da realidade’, teve inicio a XI Semana Acadêmica de Psicologia da Aems (Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Su) em Três Lagoas (MS), na última segunda-feira (14) no anfiteatro da universidade.
Até o dia 18 de maio os acadêmicos poderão discutir e debater com profissionais o que os psicólogos podem fazer para mudar a sociedade, atuando de forma que ajude na transformação social em busca de igualdade em todos os sentidos social, financeiro, econômico, de gênero, sexo, raça e etnias.
Para a abertura na última segunda-feira (14) os acadêmicos assistiram a apresentação do coral da Unesp de Ilha Solteira (SP). Após a apresentação a psicóloga Mariele Rodrigues Correa ministrou palestra sobre ‘Psicologia finitude e subjetividade: entre vínculos e lutos’. A médica psiquiatra Karine Paula Homem Rebolo, também participou e falou sobre a junção entre a ‘Psicologia e Psiquiatria como aliados à integralidade do cuidado em saúde mental’.
Nesta terça-feira (15) o palestrante Rui Mateus Joaquim, irá falar sobre ‘Neurociência e corrupção: podemos evitar a desonestidade?’, e a mestre Liana Garcia Nunes abordará o tema ‘Aprendizagem nos distúrbios do desenvolvimento’
Na quarta-feira (16) haverá roda de conversa sobre as questões éticas na atuação do psicólogo, com a Agente de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul Lidiane Franco, e orientações sobre a ‘Psicologia e as questões étnicas raciais’, com a psicóloga Joyse Cabreira de Sousa, ambas psicólogas de Campo Grande (MS) que atuam junto ao Conselho regional de Psicologia.
Na quinta-feira (17) a psicóloga especialista Eliza Maria Malacrida ministrará palestra sobre o tema ‘A psicopatia e a psicologia penitenciária: problematizando função e papel dos psicólogos’. Também haverá palestra com a doutora Zaira de Andrade Lopes, docente do curso de Psicologia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A profissional irá discutir sobre ‘Psicologia, gênero e sexualidades, um debate necessário’.
Na sexta-feira (18), último dia do evento, deverá discussão sobre o livro ‘O Capa Branca: de funcionário a paciente de um dos hospitais psiquiatricos do Brasil’, com a participação dos autores do livro Valter Faria e Daniel Navarro.
André Tokuda, professor e coordenador do curso de psicologia da Aems explicou que todos estes palestrantes que participam da Semana Acadêmica são pessoas que tem vasto conhecimento na aera em que vão palestrar. “Queremos que as pessoas que participam do evento tenham a noção que temos que enquanto profissionais lutar por uma transformação social, seja ela atuando em clínica, ou área da saúde publica, na área organizacional, sempre buscando o melhor desenvolvimento para as pessoas”, disse o coordenador.
De acordo com o professor, o evento visa proporcionar e agregar conhecimento sobre vários assuntos, orientando não só os acadêmicos de psicologia, mas alunos de outros cursos, de outras universidades, profissionais e comunidade. “Temos a intenção de debater e discutir para criar novas ideias e problematizações”.
A organização é do evento fica a cargo dos alunos do 9º e 10º período. Estão inscritos na XI Semana Acadêmica de Psicologia cerca de 250 acadêmicos.
As palestras são realizadas no Anfiteatro da Aems, e as inscrições ainda podem ser feitas no setor de tesouraria da faculdade, localizada a avenida Ponta Porã, nº 2750, no distrito industrial.

