28/03/2016 – Atualizado em 28/03/2016
Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula
Vários televisores foram descartados às margens da rodovia BR-262, na área urbana em Três Lagoas. O descarte irregular foi flagrado por um três-lagoense neste “feriadão” que resolveu gravar um vídeo para mostrar o grave problema às autoridades e assim, evitar que novos casos como este – mostrado na reportagem – ocorra contra o Meio Ambiente.
Segundo a denúncia que chegou a reportagem neste domingo (27), o lixo eletrônico foi deixado em um matagal entre o bairro Nova Três Lagoas e o Córrego da Onça, no anel viário do município. O autor do crime ambiental ainda não foi localizado. A polícia três-lagoense deve ser comunicada sobre o caso e após o registro da ocorrência, deverá enviar o caso até o Ministério Público Estadual (MPE) para dar prosseguimento nas investigações.
LIXO ELETRÔNICO
Os resíduos eletrônicos possuem em sua composição metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio. Esses metais, por sua vez, podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente.
Podendo provocar graves doenças em pessoas que entram em contato direto coletando tais resíduos em lixões, terrenos baldios ou na rua, os principais danos estão relacionados ao sistema nervoso, podendo causar inclusive câncer. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais estes que demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente quando descartado de maneira inadequada.