35.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de agosto, 2026

Teerã decreta feriado por causa da poluição

Internacional – 05/12/2012 – 11:12

Escolas, repartições públicas e parte das lojas ficaram fechadas ontem em Teerã, capital do Irã, devido a uma ordem das autoridades locais para amenizar os efeitos de um pico de poluição.

O feriado decretado em virtude da nuvem de fumaça cinzenta que paira sobre Teerã estende-se até hoje, véspera do final de semana iraniano, no qual quintas e sextas são os dias de descanso.

“Ordenamos às pessoas que cortem todos os deslocamentos pela cidade que não sejam indispensáveis”, disse o governador da província de Teerã, Morteza Tamadon.

Não é a primeira vez que autoridades decretam feriado pelo mesmo motivo.

Mais comum em outonos frios e úmidos, como agora, o problema afeta grandes cidades iranianas praticamente a cada ano. Teerã sofre mais os efeitos da poluição por estar cercada de montanhas.

 

Vahid Salemi/Associated Press

 

Mulheres usam máscaras em Teerã, capital iraniana, para se proteger de níveis altos de poluição

Os altos índices de partículas no ar são atribuídos à gasolina caseira que proliferou no país há alguns anos, depois que sanções econômicas dificultaram a modernização das refinarias usadas pela indústria petroleira e a importação de combustíveis.

O uso maciço de carros ultrapassados e o descaso do governo com questões ambientais também são apontados como fatores responsáveis pela situação.

Nos últimos dias, muitos moradores de Teerã vêm apresentando sintomas como tosse e inflamação das vias respiratórias. Hospitais registram aumento do atendimento, especialmente a crianças.

Segundo o Banco Mundial, os índices de poluição nas grandes aglomerações iranianas ultrapassam com folga os padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde, causando mortes e prejuízos que afetam a economia.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa usada como “guarda-roupa” do tráfico é descoberta e três acabam presos pela Força Tática

Abordagem levou à apreensão de maconha e cocaína e à localização de uma Nissan Frontier com registro de furto no estado de São Paulo

Ciclista haitiano morre após ser atingido por carreta na BR 158

José Dhaiti, 68 anos estava de bicicleta pelo acostamento quando foi atingido pelo veículo de carga e polícia investiga possível ultrapassagem

CUIDADO: celular comprado no boleto pode ser bloqueado se você atrasar a parcela

Uma modalidade de financiamento de celulares vem ganhando espaço no Brasil e acendendo o alerta de órgãos de defesa do consumidor. A facilidade de...
error: Conteúdo Protegido