19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Técnicos irão discutir ferrovia em T.L a pedido do Deputado Eduardo Rocha

21/08/2013 – Atualizado em 21/08/2013

Atendendo a um pedido do Deputado Eduardo Rocha técnicos irão discutir ferrovia em Três Lagoas

A Ferrovia EF-267 é umas das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão aos municípios de São Paulo.

Por: Assessoria

A participação do Deputado Estadual Eduardo Rocha na Audiência Pública “Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul” foi fundamental para garantir que Três Lagoas também será contemplada com a implantação da Ferrovia. Isso porque o deputado apresentou ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo, os argumentos necessários para justificar a importância da ferrovia para o escoamento do que é produzido no município.

“O trajeto original está errado, ele começa em Estrela D’Oeste no estado de São Paulo e vem até Panorama, também em SP, onde não tem nenhuma fábrica. Tem apenas uma usina de álcool. E nós defendemos um trajeto que venha do estado de SP, passe pela ponte de Aparecida do Taboado, passe por Selvíria, passe dentro da fábrica Eldorado Celulose que é a maior do mundo, passe por Três Lagoas, passe por dentro da Fibria, que é a segunda maior do mundo, passe por dentro da fábrica da Petrobrás de Fertilizantes, além da Siderurgica Sitrel que vai produzir 5% de todo vergalhão do mundo. Todas essas cargas vão ficar de fora.”

Eduardo ainda ressaltou que o principal objetivo dos projetos de construção e ampliação de rodovias é o transporte de cargas. “Se não tivermos carga, então pra que ferrovias. Nós esperamos e confiamos que esse trajeto será revisto.”

Diante do exposto pelo parlamentar, e depois de ouvir também a prefeita de Três Lagoas Marcia Moura, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo garantiu que enviará ao município uma comissão de técnicos para discutir e provavelmente incorporar o trajeto sugerido pelo Deputado Eduardo Rocha.

O evento foi proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Laerte Tetila (PT) e o senador Delcídio do Amaral (PT). O encontro contou com a presença de diversas autoridades, além de prefeitos municipais e vereadores.

FERROVIA EF–267

A Ferrovia EF-267 é umas das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão e da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.

O ramal será licitado ainda este ano para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando nesta estrada de ferro em 2019. As linhas férreas estão previstas no Programa de Investimento e Logística, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.

Atendendo a um pedido do Deputado Eduardo Rocha técnicos irão discutir ferrovia em Três Lagoas. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...