Geral – 20/10/2012 – 10:10
Técnicas de enfermagem serão indiciadas por homicídio culposo
As duas técnicas de enfermagem que deveriam supervisionar o atendimento aos pacientes no PAM (Posto de Atendimento Médico), de São João de Meriti, na Baixada Fluminense serão indiciadas por homicídio culposo (sem intenção de matar) pela morte de Palmerina Pires de Ribeiro, de 80 anos, no último domingo (14). A informação é da assessoria da Polícia Civil, nesta sexta-feira (19). A idosa morreu depois que recebeu café com leite na veia ao invés da sonda nasogástrica.
O titular da Delegacia de São João de Meriti (64ª DPT), Alexandre Ziche, também já confirmou as duas estagiárias que – Rejane Moreira Teles que injetou os alimentos e Lúcia Carvalho que auxiliou – responderão pelo mesmo crime.
Ainda segundo o delegado, as técnicas de enfermagem poderão ter o agravante de negligência por não acompanharem o procedimento das estagiárias.
Embora elas tenham negado ligação com qualquer ato que tenha resultado na morte de Palmerina, elas estavam em uma sala com oito leitos. Não era um galpão enorme em que não pudessem supervisionar as atividades.
A Prefeitura de São João de Meriti suspendeu o contrato de todos os estagiários da rede de saúde do município. A medida foi tomada depois que duas estagiárias do PAM (Posto de Atendimento Médico) de Vilar dos Teles foram indiciadas por homicídio culposo (sem intenção de matar), pela morte da idosa Palmerina Pires Ribeiro.
Segundo dados da prefeitura, foram suspensos o contrato de cerca de 50 estagiários, 30 deles atuavam no PAIM onde ocorreu a morte. A Secretaria de Saúde alegou que os contratos foram suspensos para revisão. Os outros 20 estagiários que foram demitidos trabalhavam em outros postos do município.
Fonte: Do R7


