21.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de julho, 2022

Teatro apresenta o espetáculo de rua “Retirantes” na Vila Piloto

Entretenimento – 16/05/2012 – 11:05

A Escola Municipal de Teatro do Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Teatro Identidade, inicia uma temporada do espetáculo de rua “Retirantes”, nos bairros de Três Lagoas, sendo que a Vila Piloto será o primeiro local onde ocorrerá a apresentação depois da estreia que foi encenada na Praça Ramez Tebet. A proposta é de realizar o espetáculo em diferentes localidades do município, contemplando diferentes tipos de público na cidade, reforçando a formação de plateia para o teatro e demais atividades artísticas. A peça teatral, do autor Daniel Dhemes, teve adaptações realizadas pelo Grupo de Teatro Identidade. A classificação do espetáculo é livre.

A apresentação do Espetáculo ocorrerá neste domingo, 20 de Maio, às 19h, na Praça da Vila Piloto V, ao lado do Centro Salesiano Juvenil, em Três Lagoas.

Para este processo cênico a Escola Municipal de Teatro iniciou as atividades em abril de 2011 com oficinas de inserção e formação teatral. A partir do segundo semestre, iniciaram os estudos do espetáculo de rua “Retirantes”, do autor Daniel Dhemes de Penápolis/SP, que se manteve perante o processo de criação e representação cênica. A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.

O enredo é baseado na história de um personagem que deixa sua terra natal sonhando com uma vida melhor em uma grande cidade. No espetáculo é abordada a temática da migração temporária no Brasil, elucida-se o fator de deslocamento de pessoas que vão e voltam de um local a outro e o processo social que eles vivem, que é o de sair e retornar. Porém, retornar para onde? Para quem? Ao retornar o migrante já não é o mesmo e por ter que sair nas condições em que sai, modifica as relações sociais do seu grupo de origem, altera a organização da família, a divisão do trabalho familiar e o lugar de cada um. O que encontra quando retorna, já não é aquilo que deixou. Ele nem mesmo se reencontra porque já é outro, procurando ser o mesmo.

O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora a outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco composto pelos atores: Carol Feliciano, Cassio de Sousa, Cristina de Freitas, Helia dos Santos, Jaqueline França, Juliana dos Santos, Leandro Cazula, Manoel de Souza, Odair Alves e Samara Gobira, que são concluintes das atividades da Escola Municipal de Teatro – de 2011. A concepção dos figurinos, adereços e sonorização é do próprio grupo e a maquiagem tem o apoio de Giovanni Piancelli Zanutto.

Em 2011 a Escola Municipal de Teatro, com os núcleos: crianças e adolescentes, jovens e adultos, trabalharam as atividades que visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para explorarem suas potencialidades a fim de colocar em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. O principal objetivo foi de trabalhar fluentemente para a elaboração de espetáculos e esquetes teatrais, atividades culturais e recreativas, eventos do setor cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade três-lagoense.

A Escola Municipal de Teatro está vinculada ao Grupo de Teatro Identidade, que é desenvolvido desde 2005 em Três Lagoas. O grupo conta com a participação anual de diversas pessoas, dentre elas, acadêmicos da UFMS, estudantes de escolas do município e pessoas da comunidade em geral, presentes nos encontros, oficinas e ensaios.

Fonte: Grupo de Teatro Identidade / Grupo de Teatro Identidade

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido