30.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Teatro apresenta o espetáculo de rua “Retirantes” na Vila Piloto

Entretenimento – 16/05/2012 – 11:05

A Escola Municipal de Teatro do Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Teatro Identidade, inicia uma temporada do espetáculo de rua “Retirantes”, nos bairros de Três Lagoas, sendo que a Vila Piloto será o primeiro local onde ocorrerá a apresentação depois da estreia que foi encenada na Praça Ramez Tebet. A proposta é de realizar o espetáculo em diferentes localidades do município, contemplando diferentes tipos de público na cidade, reforçando a formação de plateia para o teatro e demais atividades artísticas. A peça teatral, do autor Daniel Dhemes, teve adaptações realizadas pelo Grupo de Teatro Identidade. A classificação do espetáculo é livre.

A apresentação do Espetáculo ocorrerá neste domingo, 20 de Maio, às 19h, na Praça da Vila Piloto V, ao lado do Centro Salesiano Juvenil, em Três Lagoas.

Para este processo cênico a Escola Municipal de Teatro iniciou as atividades em abril de 2011 com oficinas de inserção e formação teatral. A partir do segundo semestre, iniciaram os estudos do espetáculo de rua “Retirantes”, do autor Daniel Dhemes de Penápolis/SP, que se manteve perante o processo de criação e representação cênica. A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.

O enredo é baseado na história de um personagem que deixa sua terra natal sonhando com uma vida melhor em uma grande cidade. No espetáculo é abordada a temática da migração temporária no Brasil, elucida-se o fator de deslocamento de pessoas que vão e voltam de um local a outro e o processo social que eles vivem, que é o de sair e retornar. Porém, retornar para onde? Para quem? Ao retornar o migrante já não é o mesmo e por ter que sair nas condições em que sai, modifica as relações sociais do seu grupo de origem, altera a organização da família, a divisão do trabalho familiar e o lugar de cada um. O que encontra quando retorna, já não é aquilo que deixou. Ele nem mesmo se reencontra porque já é outro, procurando ser o mesmo.

O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora a outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco composto pelos atores: Carol Feliciano, Cassio de Sousa, Cristina de Freitas, Helia dos Santos, Jaqueline França, Juliana dos Santos, Leandro Cazula, Manoel de Souza, Odair Alves e Samara Gobira, que são concluintes das atividades da Escola Municipal de Teatro – de 2011. A concepção dos figurinos, adereços e sonorização é do próprio grupo e a maquiagem tem o apoio de Giovanni Piancelli Zanutto.

Em 2011 a Escola Municipal de Teatro, com os núcleos: crianças e adolescentes, jovens e adultos, trabalharam as atividades que visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para explorarem suas potencialidades a fim de colocar em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. O principal objetivo foi de trabalhar fluentemente para a elaboração de espetáculos e esquetes teatrais, atividades culturais e recreativas, eventos do setor cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade três-lagoense.

A Escola Municipal de Teatro está vinculada ao Grupo de Teatro Identidade, que é desenvolvido desde 2005 em Três Lagoas. O grupo conta com a participação anual de diversas pessoas, dentre elas, acadêmicos da UFMS, estudantes de escolas do município e pessoas da comunidade em geral, presentes nos encontros, oficinas e ensaios.

Fonte: Grupo de Teatro Identidade / Grupo de Teatro Identidade

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...