Além da celulose, exportações de mel também são afetadas, e o Ciesp alerta para prejuízos imediatos
G1
A decisão de Donald Trump de impor tarifas de 50% ao Brasil, a partir de 1º de agosto, acendeu um alerta no setor de papel e celulose. A Suzano, companhia que nasceu na cidade de mesmo nome e é líder mundial na fabricação de celulose, tem 19% das vendas líquidas destinadas aos Estados Unidos, de acordo com um levantamento do grupo financeiro Goldman Sachs.
Esse percentual é consideravelmente elevado para ser redirecionado rapidamente para outros mercados. A empresa possui contratos de longo prazo com clientes estadunidenses, com exigências de qualidade específicas, o que dificulta mudanças imediatas.
O banco ressalta que, embora estoques locais possam amortecer o impacto por um curto período, o cenário se torna desafiador se a tarifa permanecer: compradores tendem a buscar alternativas com taxas mais baixas, como Chile ou Uruguai.
O Brasil exportou 2,8 milhões de toneladas de celulose de fibra curta para os EUA em 2024, o equivalente a 78% do consumo americano do produto. Para a Suzano, isso representa não apenas a perda de um mercado-chave, mas também a necessidade de rever logística, contratos e preços.
Atualmente com fábricas e escritórios em outras cidades do Brasil, e até mesmo fora do país, a Suzano conta com mais de 50 mil funcionários, entre contratados e terceirizados.
O g1 procurou a fabricante para comentar possíveis impactos com a taxação, mas a empresa não se manifestou.
Para o especialista em investimentos e planejador financeiro Jeff Patzlaff, a Suzano será afetada de diversas maneiras: competitividade no mercado, preços de venda e novas vendas são alguns desses exemplos.
“Para a Suzano, o risco é substancial. A tarifa de 50% compromete diretamente a competitividade da celulose brasileira nos EUA, encarecendo o produto de forma significativa frente a concorrentes de outros países, como Canadá, Chile e Indonésia. Ainda que o Brasil possua uma vantagem estrutural em custo de produção e eficiência logística portuária, uma tarifa dessa magnitude praticamente inviabiliza economicamente novas vendas para o mercado norte-americano, a menos que a empresa absorva parte do custo, o que afetaria sua margem de lucro”, comentou.
Mesmo o redirecionamento das vendas, que poderia ser uma saída para a empresa, não é uma medida fácil, segundo Patzlaff.
“O redirecionamento das vendas dos EUA para outros mercados não é simples, especialmente no curto prazo. A demanda por celulose é relativamente estável, com crescimento mais expressivo vindo da Ásia, especialmente China e Índia, mas exige negociações logísticas, contratos comerciais e, muitas vezes, adequações técnicas do produto às especificações de clientes de outras regiões”, explicou.
Os produtos poderiam ainda perder valor de mercado.
“No mercado global, a tarifa pode distorcer o preço da celulose, com uma queda nas exportações brasileiras para os EUA, há tendência de aumento dos preços naquele país, que buscará fontes alternativas mais caras ou de menor qualidade”, alertou Patzlaff.
“Por outro lado, o desvio da produção brasileira para Ásia e Europa tende a aumentar a oferta nessas regiões, pressionando os preços para baixo, especialmente se a demanda não crescer no mesmo ritmo. O resultado pode ser um ambiente de preços mais voláteis e margens mais apertadas, com impacto inclusive sobre os concorrentes globais da Suzano”, continuou.
O especialista ressalta ainda que para se preparar para um cenário prolongado de tarifas altas, a Suzano precisará adotar uma estratégia de médio a longo prazo.
Fonte: G1