Consulta pública sobre reajuste será realizada entre 3 e 17 de novembro; mudança pode ocorrer já em janeiro
A tarifa de água e esgoto em Três Lagoas pode sofrer alteração a partir de janeiro de 2026, conforme anunciado pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul). A cidade, que possui contrato com data-base diferenciada, será incluída na 2ª revisão tarifária trienal realizada pela agência, responsável por regular o serviço prestado pela Sanesul em 68 municípios do Estado.
De acordo com o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, essa revisão é mais ampla do que o reajuste anual e leva em consideração diversos fatores técnicos e operacionais, não se restringindo apenas à inflação. Ele destaca, porém, que a revisão não implica necessariamente em aumento. “Na última revisão trienal, houve até redução de 3,03% na tarifa”, afirmou em entrevista ao Campo Grande News.
Antes da definição dos novos valores, a população poderá participar de uma consulta pública que ocorrerá entre os dias 3 e 17 de novembro. As sugestões poderão ser encaminhadas pelo e-mail [email protected], pelo site www.agems.ms.gov.br, ou presencialmente na sede da agência, em Campo Grande.
A nova tarifa está prevista para vigorar a partir de janeiro de 2026, mas a data exata dependerá do resultado da consulta pública e da conclusão dos estudos técnicos que estão em andamento. Existe a possibilidade de que parte do reajuste seja antecipada, conforme informou a Agems.
Em julho deste ano, Três Lagoas já havia recebido um reajuste específico de 5,48%, seguindo a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), em linha com os 67 municípios atendidos pela Sanesul, que tiveram aumento de 5,53%.