16.4 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Suzano inicia operação de fábrica de ácido sulfúrico na Unidade Ribas do Rio Pardo

Nova fábrica da empresa torna-se a segunda no mundo a integrar a tecnologia de reaproveitamento de Gases Não Condensáveis Concentrados (GNCC) à produção de celulose.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, iniciou em janeiro a operação de sua própria fábrica de ácido sulfúrico na Unidade Ribas do Rio Pardo (MS). Com isso, a unidade, em operação desde julho de 2024, tornou-se a segunda no mundo a integrar a tecnologia de reaproveitamento de Gases Não Condensáveis Concentrados (GNCC) à produção de celulose.

A planta, que atingiu capacidade máxima apenas nove dias após o início da produção e precisou de somente 22 dias para alcançar a especificação desejada do produto, proporciona benefícios operacionais e ambientais significativos, como autossuficiência, redução do tráfego rodoviário, otimização energética e redução do custo de produção. O ácido sulfúrico produzido é utilizado na fabricação de dióxido de cloro, essencial para o branqueamento da celulose, além do tratamento de água e efluentes.

Conforme Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o início das operações da nova planta representa mais um avanço significativo da fábrica que já é uma das mais modernas e sustentáveis do mundo. “A nossa unidade tem alcançado resultados expressivos desde o início das operações e este novo marco consolida ainda mais a Suzano como referência global em inovação, eficiência e sustentabilidade. Seguindo nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, a estrutura fortalece a autossuficiência da operação e a valorização de subprodutos, ao mesmo tempo em que otimiza os custos operacionais e reduz ainda mais a emissão de gases”, ressalta.

Por meio da conversão do GNCC em ácido sulfúrico, a planta reduz o consumo de enxofre elementar com fonte de enxofre e melhora as emissões atmosféricas. Além dos benefícios ambientais e energéticos, a produção própria do insumo elimina a necessidade de compras externas, reduzindo custos logísticos. Dessa forma, a iniciativa fortalece a economia circular ao agregar ainda mais valor convertendo um subproduto em um insumo estratégico para a indústria.

Unidade Ribas do Rio Pardo

Considerado o maior empreendimento dos 101 anos de história da Suzano, a Unidade Ribas do Rio Pardo foi inaugurada no centenário da empresa como a maior linha única de produção de celulose do mundo, resultado de um investimento de R$ 22,2 bilhões. Com a nova unidade, a capacidade instalada de produção da companhia aumentou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um crescimento superior a 20%. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas atuam nas operações industrial, florestal e logística, entre colaboradores próprios e terceiros.

A unidade possui o menor raio médio estrutural da base florestal entre as operações da empresa, com apenas 65 quilômetros entre as áreas de plantio e a fábrica. A tecnologia de gaseificação da biomassa nos fornos de cal reduz significativamente o uso de combustíveis fósseis, que são empregados apenas em partidas e retomadas de produção. Além de ser autossuficiente na produção de ácido sulfúrico, a fábrica também gera seu próprio peróxido de hidrogênio e energia renovável, com um excedente de aproximadamente 180 megawatts (MW) médios, destinado a fornecedores satélites da unidade e exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia recupera iPhone 14 Plus e bicicleta elétrica em Três Lagoas

Suspeito afirma ter comprado itens no Facebook; investigação apura receptação A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia, efetuou nesta sexta-feira (11) a recuperação de...

Pioneiro do mototáxi morre após mal súbito em avenida de Três Lagoas

Leonildo teve um mal súbito e morreu enquanto pilotava sua motocicleta Na noite de quinta-feira (10), Três Lagoas se despediu de Leonildo Pereira, um dos...

PM intensifica fiscalização e garante segurança no primeiro dia do Motoshow

A Polícia Militar de Três Lagoas reforçou o policiamento na noite desta quinta-feira (10) durante a abertura da 22ª edição do Motoshow, um dos...