36.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Suzano conclui terceira turma do Formare com 47% dos (as) jovens inseridos(as) no mercado de trabalho

Com 74% de mulheres, programa visa ampliar as oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da formação profissional.

A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, realizou, na última quinta-feira (20/02), a formatura da terceira turma do Programa Formare, em Três Lagoas. O evento, que ocorreu no Auditório Francisco Valério, foi marcado pela entrega do certificado de conclusão do curso de Operador(a) de Processo de Produção para 19 jovens, sendo 14 mulheres e 5 homens. Dos formandos(as), 47% já estão inseridos no mercado de trabalho, com 37% contratados diretamente pela Suzano por meio de programas de estágio da companhia.

“A Suzano tem um compromisso público de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e acredita que a Educação é uma das principais ferramentas que temos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, é com muito orgulho que celebramos a conclusão de mais uma turma do Formare em Três Lagoas. Ao auxiliarmos na formação profissional desses jovens, estamos possibilitando que eles e elas cheguem à idade adulta com maiores chances de conseguirem boas colocações no mercado de trabalho e, principalmente, que sigam no processo de desenvolvimento profissional e educacional”, destaca Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Mato Grosso do Sul.

O Formare, uma parceria entre o Programa Voluntariar da Suzano e a Fundação Iochpe, tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho. Nesta terceira turma, 74% dos formandos são mulheres, 70% são pessoas pretas e pardas e 45% vêm de contextos de vulnerabilidade econômica, reafirmando o compromisso da Suzano com a promoção da diversidade, igualdade e da equidade no mercado de trabalho.

“O Formare está diretamente alinhado com um dos nossos direcionadores de cultura que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Vemos neste programa uma oportunidade de fortalecer esta missão e um pilar importante no fomento à educação e na promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho”, reforça Daiana de Lira, coordenadora de Recursos Humanos – Estratégia de Aprendizagem da Suzano.

A trajetória de Camila Martins dos Santos, 20 anos, exemplifica a força transformadora do Formare na vida dos participantes. Contratada como estagiária técnica na área de Secagem da Suzano, Camila viu seu esforço ser reconhecido e sua realidade profissional mudar. “Quando recebi a notícia da contratação, foi uma alegria imensa. Saber que meu trabalho foi valorizado significou muito para mim. Para os jovens que desejam ingressar no Formare, meu conselho é: aproveitem cada momento, sejam profissionais e nunca hesitem em perguntar. Cada etapa do programa é uma oportunidade única para aprender e crescer”, destaca a jovem.

Outro exemplo de sucesso é José Victor Depetriz dos Santos, também de 20 anos. Antes de ingressar no programa, ele tinha pouca experiência profissional, mas hoje enxerga o futuro com mais clareza e segurança. “O Formare me proporcionou uma nova visão e abriu portas para diversas possibilidades. Aprendi que ser gentil, dedicado e manter o foco faz toda a diferença. O Formare não é apenas um curso, é uma experiência que transforma vidas”, afirma José Victor.

Programa

Com mais de 900 jovens qualificados, a Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil. O programa é realizado nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS).

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa teve início em 2021. Desde então, foram 56 jovens formados, sendo que 19 foram inseridos(as) no mercado de trabalho após a conclusão do curso; 13 deles na própria Suzano. Neste mês, teve início a formação da quarta turma, com mais 20 jovens em formação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados