20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Suzano assina compromisso para a promoção dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes em Ribas do Rio Pardo

A Suzano e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo assinaram nesta quinta-feira (2) o Termo de Compromisso para a proteção da criança, do adolescente e da mulher contra a violência sexual, doméstica e familiar no município. A parceria entre a companhia e a administração municipal faz parte das estratégias de desenvolvimento social da construção da nova fábrica da Suzano no Estado e marca a implantação do Movimento Agente do Bem.

Segundo Maurício Miranda, diretor responsável pelas obras de implantação da nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, a assinatura do termo de compromisso entre a companhia e a administração municipal vai contribuir para que sejam fortalecidas as ações de promoção dos direitos humanos no município, perpetuando um legado social na cidade que vai se estender inclusive para o período pós construção. “Nossa relação com Mato Grosso do Sul é sólida e vem de longa data. Temos muito orgulho da nossa presença aqui e somos gratos à Ribas do Rio Pardo que tão bem tem nos acolhido. Como retribuição, o objetivo é que o Agente do Bem seja estruturado de forma a deixar um legado de boas práticas, influenciando positivamente e despertando a cultura de prevenção a violência e de proteção da infância, adolescência e aos direitos das mulheres”, ressalta Miranda.

“Antes de assinar esse compromisso, passamos a conhecer o ‘Agente do Bem’, que foi apresentado também à nossa equipe da Secretaria de Assistência Social. Iniciará com um trabalho preventivo e irá mobilizar e sensibilizar a todos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, assim como da violência doméstica e familiar, num movimento estruturado que já é referência em vários Municípios em que foi implantado e que fortalecerá as nossas políticas públicas preventivas e protetivas nessas áreas, sempre com o acompanhamento da Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Nossa cidade só tem a ganhar com esse movimento, que não terá custo algum para os Cofres Públicos”, diz João Alfredo, prefeito de Ribas do Rio Pardo.

Movimento Agente do Bem

Lançado em Mato Grosso do Sul pela Suzano em 2015, o Agente do Bem tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade local para participar de ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município. O movimento conta com a parceria da Childhood Brasil, organização da sociedade civil de interesse público que atua na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos, influenciando políticas públicas e privadas e fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. A organização também trabalha assessorando as lideranças do empreendimento para tomada de decisão estratégica nas questões de direitos humanos e sensibilizando os trabalhadores para atuarem como agentes de proteção.

Em Ribas do Rio Pardo, a iniciativa também incluirá ações para a proteção dos direitos das mulheres em decorrência do aumento do número de casos de violência doméstica que tem sido registrado em boa parte do Brasil em função da pandemia de Covid-19.

“A Suzano está empenhada na inclusão das mulheres no mercado de trabalho e na redução de desigualdades sociais. Faz parte das metas de longo prazo da empresa tanto incluir mais mulheres em cargos de liderança quanto retirar famílias da linha da pobreza e essas ações passam diretamente pela criação de um mundo inclusivo em que as mulheres, assim como crianças e adolescentes, tenham seus direitos garantidos. Para isso, precisamos do engajamento de diferentes setores da sociedade”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.  

Os próximos passos do movimento incluem o mapeamento local que engloba levantamentos na gestão do empreendimento e no município para identificar vulnerabilidades e oportunidades de ações que passarão a integrar o plano do Agente do Bem. O mapeamento também contempla ampliar o olhar para potenciais ações a serem desenvolvidas em parceria com lideranças comunitárias, religiosas, esportivas, espaços de convivência, associações, entre outros. A iniciativa ainda prevê atividades culturais como alternativa de convívio social para os trabalhadores.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...