05/08/2016 – Atualizado em 05/08/2016
Por: Marcio Ribeiro com Correio do Estado
Miguel Louteiro e Celso Carballo foram mortos no começo da tarde de hoje. Louteiro é prefeito de Bella Vista Norte, cidade paraguaia que fica na divisa com Mato Grosso do Sul. A outra vítima era secretário na prefeitura.
O site Porã News divulgou que eles foram mortos quando visitavam obra em ponte na colônia San Isidro Labrador.
Agentes da Polícia Nacional do Paraguai estão no local para investigar as circunstâncias do crime.
O prefeito estava em seu segundo mandato e assumiu no começo deste ano, depois das eleições realizadas em novembro de 2015. Miguel Louteiro era do partido colorado e recebera 2.382 votos, contra 2.030 de Catalino Dias, do partido liberal.
Louteiro tinha, como uma de suas propagandas, a restauração de prédios públicos abandonados. Não foi divulgado se o político tinha adversários ou vinha sendo ameaçado.
No ano passado, a Controladoria Geral da República do Paraguai identificou que o prefeito não tinha feito a prestação de contas do Fondo Nacional de Inversión Pública y Desarollo e de royalties que a prefeitura recebeu. Havia denúncia que servidores também eram perseguidos.
O prefeito executado chegou a dizer ao site Fronteira News, em outubro de 2015, que ele era perseguido por adversários políticos e explicou que não prestou contas porque licenciou-se da prefeitura antes do prazo de entrega da documentação para justamente concorrer à reeleição.
