Geral – 22/03/2012 – 08:03
Polícia invade apartamento onde estava atirador após 30 horas de negociações
Mohamed Merah, o suspeito de sete assassinatos que estava entrincheirado em um edifício de Toulouse, sudoeste da França, morreu nesta quinta-feira (22) depois de ter resistido ao avanço de oficiais da unidade de elite da polícia que haviam entrado em seu apartamento, informaram policiais. O cerco ao prédio onde o suspeito estava durou mais de 30 horas.
Três policiais ficaram feridos na ação, um deles em estado grave. Pouco antes, às 11h30 (7h30 de Brasília) foram ouvidos um intenso tiroteio e explosões durante cinco minutos.
O suspeito estava armado com duas metralhadoras e pertencia supostamente ao grupo terrorista Al Qaeda. As autoridades francesas já haviam tentado entrar no imóvel, porém Mohamed respondeu às tentativas com tiros que feriram três policiais.
O ministro do Interior francês, Claude Guéant, foi à Toulouse e acompanhou boa parte das negociações. Ele afirmou que o suspeito havia passado uma temporada no Afeganistão e outra no Paquistão. Guéant acrescentou que Mohamed é o autor dos atentados e o desejo era que ele fosse enviado com vida o mais rápido possível à Justiça.
A casa sitiada fica a cerca de 3 km da escola judaica onde um rabino e três crianças foram mortos a tiros na manhã de segunda-feira. As autoridades francesas acreditam que o mesmo homem matou também três soldados na região na semana passada, já que a mesma arma foi usada nos três ataques, e a mesma moto foi usada pelo suspeito para fugir.
Desde o início dos atentados sete pessoas foram mortas a sangue frio pelo suspeito. As ações foram cometidas nos dias 11, 15 e 19 de março. De acordo com a polícia, Mohamed planejava um quarto ataque.
Fonte: R7