21.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Suposto mentor do 11/9 será julgado em Guantánamo

Internacional – 04/04/2012 – 18:04

O acusado de ser o autor intelectual dos ataques de 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, e outros quatro supostos cúmplices foram encaminhados na quarta-feira para julgamento em um tribunal para crimes de guerra em Guantánamo, informou o Pentágono. Pesam sobre eles acusações que poderão levá-los à pena de morte.

Os cinco são acusados de planejar e executar os ataques de 11 de setembro de 2011, com aviões sequestrados, em Nova York, Washington e Shanksville, no Estado da Pennsylvania, que resultaram na morte de 2.976 pessoas.

Eles são acusados de terrorismo, sequestro de avião, conspiração, homicídio em violação da lei da guerra, entre outros, e foram indicados para um tribunal militar capital – o que significa que poderão ser condenados à morte, caso condenados, informou o Pentágono.

A decisão de levar o caso a uma comissão militar indica que os cinco serão acusados perante um juiz militar na Estação Naval da Baía de Guantánamo em Cuba dentro de 30 dias.

O encaminhamento das acusações ocorre um ano depois de o governo do presidente Barack Obama ter abandonado os esforços para julgar Mohammed e seus quatro cúmplices em uma corte civil, como havia prometido, e depois levar o caso a um tribunal militar.

O procurador-geral Eric Holder culpou os parlamentares pela reviravolta política, dizendo que a decisão deles de bloquear o financiamento para processar os suspeitos pelo 11 de setembro em um tribunal de Nova York amarrou as mãos do governo e o forçou a transferir o caso a uma corte militar.

A União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu) condenou na quarta-feira a decisão de seguir com o julgamento militar.

“O governo Obama está cometendo um erro terrível ao promover os julgamentos mais importantes do terrorismo de nosso tempo em um sistema de Justiça de segunda linha”, disse o diretor executivo da Aclu, Anthony Romero, em um comunicado.

“Qualquer que seja o veredicto das comissões militares de Guantánamo, ele será manchado por um processo injusto e pelas políticas que retiraram erroneamente esses casos das cortes federais, que julgaram de forma bem-sucedida e segura centenas de casos de terrorismo”, afirmou ele.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 20 toneladas de produtos irregulares em duas operações na região de Três Lagoas

Cargas de origem estrangeira sem comprovação fiscal foram encontradas em caminhões abordados nas rodovias BR-262 e BR-158 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de...

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

Eleitores têm 90 dias para atualizar cadastro, fazer transferência, emitir o primeiro título ou cadastrar biometria antes do fechamento do cadastro eleitoral Faltam exatamente 90...

Bioparque Pantanal terá contratos de manutenção licitados pelo Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou nesta sexta-feira (6) três editais de...