25.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Superavit do agronegocio de MS equivale a US$ 2,8 bilhões

Economia – 23/03/2012 – 09:03

Na balança comercial de Mato Grosso do Sul o agronegócio é responsável pelo equilíbrio econômico do Estado. Outros setores estão importando mais que exportando, enquanto que a agropecuária apresenta o superávit equivalente a US$ 2.886 bilhões. Os dados foram levantados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e a Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, e apresentados a 100 estudantes do curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de MS, durante a programação da 38ª Exposição agropecuária de Ponta Porã – Exporã.

O engenheiro agrônomo Lucas Galvan, executivo da Associação dos Produtores de Soja – Aprosoja/MS, com a palestra “Visão geral do agronegócio de Mato Grosso do Sul”, exibiu dados atualizados de mercado e expansão das culturas praticadas na região. “Nosso Estado é pequeno, não conseguimos consumir tudo o que produzimos, e o agronegócio além de alavancar a receita do Estado, é responsável pelas altas nos números de exportação do país”, explica o palestrante.

As 40.799 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul são responsáveis por 16% da População Economicamente Ativa (PEA) do Estado, e os trabalhadores rurais colaboram com 15% do Produto Interno Bruto de MS, sendo a soja soma 25% dos produtos exportados, seguido da carne com 22%, e em terceiro lugar é apresentada a cana-de-açúcar. O agronegócio acaba exportando média de 83% de toda sua atividade em MS.

Dividindo o Estado por culturas, as indicações da Famasul apresentam 90% dos 70 mil hectares algodão se dão ao norte e o arroz na região de Rio Brilhante. A soja, principal cultura de MS se concentra no eixo central, enquanto que o milho se agrupa ao norte de MS. A cana foi uma das culturas que apresentou maior crescimento e se concentra na mesma região da soja. O Eucalipto na região leste deixa espaço também para a pastagem, que predomina por todo Mato Grosso do Sul.

A agricultura de MS conta atualmente com uma média de 825 armazéns entre locados ou não, com capacidade equivalente a 6.982.812 toneladas. A 38ª Exporã que segue até o dia 25 de março, com 16 horas de programação diária dividida entre palestras, leilões, encontro de negócios e festival de música.

Fonte: Luciana Modesto/Assessora de Imprensa / Luciana Modesto/Assessora de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...