27.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

STF mantém parte da ação contra Alexandre Ramagem

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu restringir a suspensão da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), determinada pela Câmara dos Deputados. Com isso, Ramagem seguirá respondendo por golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, enquanto as acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado foram suspensas.

Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, que ressaltou que a Constituição limita o direito dos parlamentares de suspender processos criminais contra seus colegas. Segundo Moraes, essa prerrogativa não pode beneficiar outros acusados no mesmo caso.

A questão foi analisada após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhar um documento informando a suspensão da ação penal contra Ramagem, sem delimitação temporal. O STF, no entanto, reafirmou que apenas crimes cometidos após a diplomação do deputado, em dezembro de 2022, podem ser suspensos.

Ramagem foi denunciado em março pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como parte de um grupo acusado de tramar um golpe de Estado. Entre os oito réus do chamado “núcleo crucial” da suposta conspiração estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares de alta patente e ex-integrantes do governo. Segundo a PGR, Ramagem utilizou sua posição na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar opositores de Bolsonaro, em um episódio que ficou conhecido como “Abin Paralela”.

A denúncia contra os acusados foi aceita por unanimidade pelo STF. Agora, o processo seguirá com os três crimes mantidos contra Ramagem e seus demais envolvidos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura promove oficina ambiental para crianças em Três Lagoas

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Fies 2025: veja novo prazo para aditamento e dilatação de contratos

A Caixa Econômica Federal prorrogou até 30 de junho o prazo para que estudantes realizem o aditamento dos contratos do Novo Fies referentes ao...

MS destaca aviturismo no Avistar Brasil 2025, maior evento de observação de aves da América Latina

De 16 a 18 de maio, Mato Grosso do Sul participa do Avistar Brasil 2025, no Jardim Botânico de São Paulo. O evento, considerado...