Geral – 15/09/2012 – 07:09
O Supremo Tribunal Federal condenou, até agora, dez réus no processo do mensalão. Quase todos ligados aos núcleos publicitário e financeiro do esquema. A partir de segunda-feira, o julgamento entra numa nova fase: os ministros vão julgar se houve compra de apoio político a partidos da base do governo do ex-presidente Lula.
Vinte e três réus são acusados de quatro crimes: corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
De acordo com a acusação, integrantes do núcleo político, formado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pelo ex-presidente do PT, José Genoíno e por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, corromperam parlamentares da base aliada ao governo.
Entre eles, Pedro Corrêa e Pedro Henry, do PP, Valdemar Costa Neto, do extinto PL, atual PR, Roberto Jefferson e Romeu Queiroz, do PTB, e José Borba, do PMDB.
Em um mês e meio, o Supremo votou três dos sete itens do processo. A demora preocupa alguns ministros, como o relator, Joaquim Barbosa, que defende a realização de uma sessão extra por semana para agilizar o julgamento. Mas como não há consenso, o presidente do tribunal, ministro Ayres Britto, deve colocar a proposta em votação na segunda-feira. “De fato a previsão era de em um mês terminássemos tudo, mas, não foi possível. Como o processo é um seguir adiante, é um andar pra frente, é uma marcha. A gente vai levando”.
Fonte: Do G1