11.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Sobram mais de 22 mil vagas por falta de mão de obra no Estado

Geral – 09/01/2012 – 04:01

Sobram vagas para a construção civil

Mato Grosso do Sul enfrenta um problema endêmico de falta de mão de obra qualificada, com deficit de 22.750 vagas. Este gargalo prejudica diversos setores e vem atrasando as obras em até sete meses.

As soluções paliativas vão desde capacitar funcionários dentro das próprias empresas, importar trabalhadores de outros estados ou até mesmo contratar “quebra-galhos”, que resolvem a demanda, porém diminuem a capacidade de produção.

O caso mais grave continua sendo a construção civil, que contrataria de forma imediata pelo menos 7,4 mil funcionários. Somente para a instalação da usina de fertilizantes da Petrobras, que planeja acelerar as obras neste trimestre em Três Lagoas, são necessários 1,4 mil profissionais. “A maior falta é de pedreiros, mas também faltam carpinteiros, eletricistas, de tudo. O problema é a qualificação”, comentou Samuel Freitas, presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de MS (Sintracom/MS).

Para ele, a solução seria qualificar os informais. “Tem muita gente trabalhando, mas não conhece o que está se usando hoje em dia, como blocos ao invés de tijolos”, afirmou. O pedreiro recebe salário inicial entre R$ 1,2 mil e R$ 3 mil, e sem o profissional as obras chegam a atrasar sete meses no Estado. “A da Petrobras, por exemplo, temos que conseguir 1,4 mil profissionais, e não temos disponível hoje”, afirmou Jaime Verruck, diretor regional do Senai.

Fonte: Correio do Estado / VALDENIR REZENDE/CORREIO DO ESTADO

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.