25.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Só bafômetro ou teste de sangue para comprovar embriaguez ao volante

Policial – 29/03/2012 – 07:03

Até que a chamada Lei Seca seja alterada, só bafômetro e exame de sangue podem comprovar embriaguez de motorista. Esta foi a decisão tomada ontem hoje em julgamento apertado pelo Superior Tribunal de Justiça (STF), desempatado pelo voto de minerva da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidenta da Terceira Seção.

A tese serve como orientação para as demais instâncias do Judiciário, onde processos que tratam do mesmo tema estavam suspensos desde novembro de 2010. Por maioria, os ministros decidiram que a Lei Seca trouxe critério objetivo para caracterizar crime de embriaguez, tipificado pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É necessária a comprovação de que o motorista esteja dirigindo sob influência de pelo menos seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Esse valor só pode ser atestado por exame de sangue ou pelo teste do bafômetro, conforme o Decreto nº 6.488/08, que disciplinou a margem de tolerância de álcool no sangue e a equivalência entre os dois testes. “Se o tipo penal é fechado e exige determinada quantidade de álcool no sangue, a menos que mude a lei, o juiz não pode firmar sua convicção infringindo o que diz a lei”, afirmou a ministra Maria Thereza ao definir a tese.

Fonte: Marco Eusebio

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas

Obras da nova Unidade de Saúde do Vila Nova avançam e garantem melhoria no atendimento

USF “Miguel Nunes” recebe investimentos de quase R$ 4 milhões e terá estrutura ampliada para atender com mais qualidade os moradores do bairro A Prefeitura...

MS tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, aponta IBGE

PNAD Contínua mostra desocupação de 2,9% no estado, estabilidade no mercado de trabalho e queda na informalidade Mato Grosso do Sul registrou a 4ª menor...