19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

SMS promove capacitação de enfermeiros para atendimento de crianças

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Coletiva, promoveu nesta semana, nos dias 21 e 22 de setembro, uma capacitação para os enfermeiros da Atenção Básica que teve com o principal objetivo a Saúde Infantil, tratando sobre o crescimento e desenvolvimento, bem como dos impactos com a Pandemia da Covid-19 na saúde de crianças e adolescentes.

Com palestra ministrada pela médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Fernanda Amaral, a capacitação é um complemento do recém-iniciado Programa Saúde na Escola (PSE) que visa fortalecer as políticas públicas para o desenvolvimento pleno dos educandos e promover ações voltadas para prevenção de doenças e promoção de saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.

Conforme Fernanda Amaral, a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus aumentou os casos de obesidade infantil. “Diante do confinamento também imposto pela pandemia, as crianças passaram mais tempo sem ter atividade física, diante de tela (celulares e outros dispositivos), e aumento também o consumo de alimentos ultra processados. Além disso, a perda de renda familiar e o aumento no preço dos alimentos mais saudáveis, agravaram a situação de insegurança alimentar”, enfatizou no treinamento.

Para a secretária de Saúde Elaine Fúrio, esse treinamento é de suma necessidade para que os profissionais possam acompanhar, além do crescimento e desenvolvimento da criança, promover a prevenção, diagnóstico e recuperação dos agravos à saúde. “Nosso objetivo é dar aos profissionais da saúde mais conhecimento e formas de capacitação, pois eles estando capacitados trabalham melhor e oferecem mais cuidado e qualidade durante o atendimento”, comentou.

Amaral complementa dizendo que “a educação continuada envolvendo os profissionais de enfermagem é de extrema importância para aperfeiçoar o acolhimento no âmbito da atenção primária à saúde, e é por meio das discussões e trocas de experiência que é possível fortalecer as competências dos profissionais em suas habilidades de saber, ser e fazer para melhor atuação na atenção às crianças e duas famílias.”

“Agora com o retorno dos atendimentos de puericultura – subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil – e pesagem do Programa Bolsa Família, é que vamos ter a noção da realidade pós-pandemia. Por isso, iniciamos o Programa Saúde na Escola e agora estamos capacitando os enfermeiros para retornar as consultas de puericultura”, disse a diretora da Atenção Básica, enfermeira Andréia Lima.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...