29 C
Três Lagoas
domingo, 25 de janeiro, 2026

SMS com notificação extrajudicial de suspensão de CNH em nome do Detran-MS é golpe

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta os condutores para o golpe do SMS com notificação de multa e penalidade em nome do órgão. 

A dinâmica da tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS que afirma que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”. 

Não há registro de quantas pessoas já caíram no golpe em Mato Grosso do Sul. Os primeiros casos surgiram em Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas relataram na agência, ter recebido a mensagem, e pelo menos duas chegaram a efetuar o pagamento com valores de R$ 119 e R$ 193. 

O Detran-MS reforça que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais, explica o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira. 

“As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou notificações no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”.

Em caso de dúvidas o Detran-MS disponibiliza canais oficiais como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações 154 (Capital) e (67)3368-0500 (Interior) ou ainda agendar atendimento numa das 94 agências do Detran-MS no estado. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Parceria entre SES e UFMS amplia acesso a exames e fortalece vigilância de doenças em Mato Grosso do Sul

Integração entre saúde pública e universidade impulsiona diagnósticos laboratoriais, pesquisa aplicada e ações voltadas a doenças negligenciadas A Secretaria de Estado de Saúde de Mato...

Anvisa proíbe venda de azeite de origem desconhecida e suspende lotes de doce de leite e sal grosso

Medidas atingem produtos comercializados online e lotes reprovados em testes de qualidade e segurança alimentar A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização, distribuição,...

Mutirão do MEI entra na reta final em Três Lagoas

Ação do Sebrae segue até 30 de janeiro com atendimentos para regularização e orientação de microempreendedores individuais O Sebrae Três Lagoas está na reta final...