23 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

SMS apresenta balanço de ações durante Comitê de Combate à Dengue.

Nesta quinta-feira (28), foram apresentadas as ações promovidas pelos Departamentos de Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas, que aconteceu na Associação Comercial.

A reunião tem como objetivo a discussão de propostas, ações e avaliação de resultados no enfrentamento à dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito transmissor. O Comitê é composto por representantes dos setores público, privado e da sociedade civil de Três Lagoas.

Durante o encontro, a equipe do Departamento de Promoção da Saúde exibiu as ações realizadas em escolas com crianças, por meio de atividades lúdicas de orientações de como evitar a proliferação e o combate do Aedes aegypti.

A Vigilância Epidemiológica apresentou uma nova ferramenta para monitorar os casos notificados e confirmados da Dengue, trata-se de um sistema digital que faz o mapeamento por bairro com todos os dados relacionados à doença, que servirão de indicativos no combate da Dengue.

Foram apresentados também os dados estatísticos da Dengue, de janeiro até a data de hoje o Município já registrou 630 casos positivos, 930 negativos e 151 aguardando resultado.  Já foram visitados até este mês 12.640 imóveis e depósitos, destes 186 imóveis com registro de casos positivos e 204 depósitos positivos.

Um dado de extrema relevância é que, diferentemente do que a maioria das pessoas afirmam, o local onde se concentra o maior índice de foco do mosquito (até 90% dos focos), são nas residências, seguido do comércio e por fim nos terrenos baldios, explicou o presidente do Comitê o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira.

Alcides alerta a população da importância de verificar os possíveis pontos de água parada, e evitar a proliferação do mosquito. “Basta tirar 10 minutos por semana para verificar pontos de água parada como recipientes do quintal, plantas e etc. Dessa forma, já conseguimos eliminar os focos”, comentou.

O coordenador de endemias ressaltou ainda que neste ano o Ministério da Saúde já antecipou que diversos estados e cidades, incluindo Três Lagoas, terão epidemia de Dengue e Chikungunya. “Se não nos mobilizarmos a situação será ainda pior”, finalizou.

Com Informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...