24.6 C
Três Lagoas
domingo, 7 de junho, 2026

SMS apresenta balanço das ações de saúde e combate às arboviroses em Três Lagoas

Relatório do primeiro quadrimestre de 2026 destaca vacinação, controle de zoonoses, fiscalização sanitária e ações educativas no município

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou na última quarta-feira, 28 de maio, o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2026, reunindo as principais ações desenvolvidas pelas equipes de Vigilância em Saúde, Endemias, Imunização, Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental no município.

O relatório destacou atividades voltadas à prevenção, monitoramento, orientações educativas, vacinação, controle de zoonoses e combate às arboviroses em diversas regiões da cidade.

Entre as ações executadas ao longo do período estão visitas domiciliares, bloqueios de casos suspeitos, mutirões de limpeza, recolhimento de pneus, borrifações em bueiros e galerias, além de campanhas educativas sobre dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realizou atendimentos relacionados a acidentes com escorpiões, além de orientações e buscas ativas em diferentes bairros do município.

As equipes de Endemias intensificaram o monitoramento em imóveis, áreas públicas e pontos estratégicos, atuando em parceria com a Defesa Civil e o Comitê de Mobilização no enfrentamento aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

No Distrito de Arapuá, uma força-tarefa promoveu visitas em centenas de imóveis, eliminando focos do mosquito e removendo depósitos que poderiam servir como criadouros.

As ações preventivas também incluíram borrifações residuais em escolas, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros órgãos públicos, ampliando a proteção da população contra as arboviroses.

Além das atividades de campo, a Vigilância em Saúde realizou campanhas educativas em escolas, igrejas, fóruns e espaços públicos, abordando temas como escorpionismo, doença de Chagas, saúde ambiental e prevenção de doenças transmitidas por vetores.

Na área de imunização, a Secretaria manteve campanhas de vacinação em andamento, incluindo ações itinerantes com o Vacimóvel e mobilizações voltadas à vacinação contra a Influenza.

A Vigilância Sanitária também intensificou inspeções, fiscalizações e processos de licenciamento em estabelecimentos comerciais e de serviços do município, fortalecendo o controle sanitário e as ações de promoção à saúde pública.

Outro destaque do quadrimestre foi o trabalho desenvolvido pela Saúde Ambiental, com monitoramento da qualidade da água, orientações à população e atividades educativas realizadas em alusão ao Dia Mundial da Água.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o relatório reforça o compromisso das equipes com a prevenção de doenças, promoção da saúde e fortalecimento das ações de vigilância em todo o município.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO COMPLETA:

Com informações da Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo será de tempo firme e ar seco em Três Lagoas

Os moradores de Três Lagoas terão um domingo (07) de tempo estável, com predomínio de sol e ausência de chuva. A temperatura deve variar...

Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dá mais um passo em direção à modernização e à transparência institucional com...

Advogado sul-mato-grossense aposta na força dos livros para enfrentar a cultura do imediatismo

Em uma época marcada pela velocidade das redes sociais, pela avalanche de opiniões e pela necessidade constante de respostas imediatas, o advogado e escritor...