31.5 C
Três Lagoas
domingo, 21 de setembro, 2025

Site da Receita Federal fica fora do ar no fim de semana

Economia – 14/07/2012 – 12:07

O site da Receita Federal está fora do ar desde as 7h de hoje (14). Os serviços vão ficar indisponíveis até as 20h de amanhã (15) para manutenção das instalações elétricas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) da Regional São Paulo, que hospeda os computadores da central de dados.

Estão fora do ar os serviços do portal e-CAC, onde se verifica pendências no Imposto de Renda e o programa de envio de declaração Receitanet e dos sistemas aduaneiros.

De acordo com a Receita, o site apresentou instabilidade na última terça-feira (10), quando foi liberada a consulta ao segundo lote de restituições, o maior da história com mais de 2,4 milhões de contribuintes. Com a consulta liberada, as visitas à página aumentaram, principalmente no início da manhã, causando falhas no sistema de acesso, com o aparecimento de mensagens de “erro de habilitação do usuário” e “aplicação temporária indisponível”.

Em nota, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, explicou que a instabilidade ocorreu porque “todo mundo acessou [o site] na mesma hora”. A consulta foi liberada a partir das 9h e o sistema voltou à normalidade às 10h45 do mesmo dia. Para evitar novos problemas, a Receita optou pela parada técnica para vistoriar o fornecimento de energia e garantir mais estabilidade e segurança ao sistema.

Fonte: Agência Brasil/AA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

União Brasil e governo Lula: ruptura é mais simbólica do que efetiva, avalia cientista política

Para Lara Mesquita, saída do partido tem peso político limitado e não deve comprometer a governabilidade

Ceam/AHS transforma talentos precoces em Mato Grosso do Sul

Centro pioneiro da SED/MS identifica e desenvolve estudantes com altas habilidades e superdotação

Chikungunya segue como desafio de saúde pública no Brasil após uma década dos primeiros casos

Especialistas alertam para a expansão do vírus, dificuldades no combate ao mosquito e incertezas sobre nova vacina aprovada no país