22.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Sindicalistas apresentam proposta de previdência própria para vereadores

27/11/2013 – Atualizado em 27/11/2013

Por: Assessoria

Representantes do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) reuniram-se com os vereadores de Três Lagoas, na manhã desta terça-feira (26), para apresentar a proposta de criação de um plano de previdência própria para todos os servidores efetivos e estáveis do Município (do Executivo e do Legislativo).

Além do presidente da Câmara, Jorginho do Gás, participaram da reunião os vereadores: Gil do Jupiá, Vera Helena, Jorge Martinho, Klebinho, Adão da Apae, Marcus Bazé, apóstolo Ivanildo, Marisa Rocha e Nuna Viana.

De acordo com Maria Diogo, presidente do Sinted, a proposta foi elaborada por uma empresa de consultoria e está sendo discutida também com a prefeita Márcia Moura.

Entre os pontos principais do projeto repassados aos parlamentares estão: compromisso de pagamento de 18% de contribuição, por parte da Prefeitura, (11% ficaria a cargo do trabalhador); em caso de auxílio doença, o regime próprio de previdenciário cobriria, por meio de um Fundo Previdenciário, a parte que hoje cabe ao INSS (ou seja, o equivalente a 15 dias de pagamento); a paridade para a maioria dos servidores que foram efetivados até 31de dezembro de 2003, o que significa se aposentar com todos os rendimentos e benefícios atuais, (quem foi efetivado depois desta data, se aposentará pela média salarial); e manutenção do plano de saúde, que no caso dos servidores da Prefeitura, são atendidos pela Cassems.

Com a apresentação e esclarecimentos sobre a proposta, o objetivo das representantes do Sinted foi não somente destacar as benesses da previdência própria, mas, principalmente buscar apoio dos parlamentares, na aprovação do projeto de lei que instituirá o regime próprio e que deverá ser enviado pelo Executivo Municipal, ainda este ano, frisou Maria Diogo.

“Para vocês terem uma idéia, tem uma lista de 40 pessoas, que não se aposentaram esperando a implantação desta previdência privada, porque pelo INSS, as perdas, ao se aposentar, principalmente para mulheres, é de 25%, devido ao fator previdenciário”, destacou a presidente do Sindicato.

Buscando melhor entendimento da proposta, os vereadores questionaram as sindicalistas sobre: contribuições já feitas ao INSS; composição e fiscalização dos membros da Unidade Gestora, que administrará a previdência própria.

“Pedimos que o projeto seja enviado há tempo, porque nossa intenção é limpar a pauta, não deixar nenhum projeto para o ano que vem, se preciso faremos sessões extraordinárias”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás.

Reunião com sindicalistas e autoridades.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...