21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de março, 2026

Simpósio de Agronegócio acontece dia 8 na OAB/MS

05/11/2013 – Atualizado em 05/11/2013

Por: Assessoria

A Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realiza no próximo dia 8 de novembro o “Simpósio de Agronegócio: aspectos legais para o produtor rural”, com palestras que vão abordar aspectos trabalhistas, tributários, agrários e ambientais para legalidade e fortalecimento das atividades agropecuárias.

De acordo com o secretário-geral adjunto, Pedro Puttini Mendes, a falta de conhecimento em questões jurídicas, trabalhistas e tributárias tem dificultado o avanço dos produtores rurais. “Nosso Estado tem sua matriz econômica consolidada no agronegócio, com resultados expressivos de produção e exportação, mas os produtores ainda enfrentam desafios para crescer ou mesmo para manter sua propriedade”, comenta. Segundo o advogado, o Simpósio “trará orientações para desmistificar as dificuldades jurídicas enfrentadas nesta atividade”.

O ciclo de palestras está previsto para o período matutino e vespertino e conta a presença de renomados profissionais como o professor e procurador federal Sílvio Cláudio Ortigosa e dos advogados Gustavo Passarelli e Oton Nasser. Entre os temas que serão proferidos nos debates estão Direito Civil e Estatuto da Terra, Código Florestal, Direito Tributário e Direito do Trabalho.

O evento será gratuito e contará com emissão de certificados. A programação tem início às 8h e segue até as 17 horas. As inscrições podem ser feitas no dia do Simpósio que acontece no auditório da OAB/MS, na Av. Mato Grosso, 4.700. Os interessados que não estiverem na capital sul-mato-grossense ou não puderem se deslocar até o evento terão a possibilidade de acompanhar pela internet através do www.ruralcentro.com.br. As dúvidas sobre os temas (direito tributário, ambiental e trabalhista) poderão ser enviadas para que sejam respondidas ao vivo durante a transmissão ou posteriormente, por e-mail.

Confira a programação:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura Oficial

9h Palestra Direito Civil e Estatuto da Terra: contratos de arrendamento e parceria rural – Palestrante Gustavo Passarelli (advogado). Coordenador de mesa: Newley Amarilla (advogado)

10h – Debates

11h30 – Almoço

13h – Palestra Código Florestal: atualizações importantes e procedimentos administrativos para aquisição de licenças. Palestrante: Silvio Cláudio Ortigosa (professor UCDB e procurador Federal IBAMA) e Pedro Mendes Neto (IMASUL). Coordenador de mesa: FAMASUL

14h – Debates

14h30 – Palestra Direito Tributário: tributação para produtores rurais. Palestrantes: Gabor André Kárász (Receita Federal) e José Felício. Coordenação de mesa: Famasul.

15h30 – Debates

16h – Palestra Direito do Trabalho: Fiscalização do trabalho rural, trabalho degradante e a realidade sul-mato-grossense. Palestrante: Oton Nasser (advogado) Coordenação de mesa: Hiran Sebastião Meneguelli Filho (Procuradoria do Ministério Público do Trabalho)

17h – Debates

17h15 – Confraternização e espaço para exposição dos patrocinadores

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SUS vai usar antibiótico como prevenção após exposição a sífilis e clamídia

Norma do Ministério da Saúde autoriza uso profilático de medicamento na rede pública

Câmara aprova uso obrigatório de tornozeleira por agressores de mulheres

Medida segue para apreciação do Senado

Miss Três Lagoas 2026 abre inscrições gratuitas e sem limite de idade; prazo termina na segunda-feira

Interessadas podem se inscrever sem custo até segunda-feira na Academia Performance; concurso é dividido por categorias a partir dos 14 anos Estão abertas as inscrições...