19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de junho, 2026

Simples ato de lavar as mãos pode evitar proliferação do vírus da H1N1

Saúde – 15/05/2012 – 11:05

Após o anúncio de mortes e novos casos da gripe H1N1 na região de São José do Rio Preto (SP), a população deve ficar alerta aos sintomas e prevenções da doença. Uma delas é a vacinação. A campanha começou há uma semana. O Ministério da Saúde divulgou um balanço e o resultado é preocupante: a procura pelas doses está bem abaixo do esperado.

Nesta época do ano, a contaminação pelo vírus da gripe aumenta. Idosos, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos podem se prevenir tomando a vacina na rede pública, que é graça.

Mas também existe outra forma: é um cuidado bem simples que todos devem ter. O simples ato de lavar as mãos várias vezes ao dia é uma boa forma de evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Para isso basta água, sabão e paciência.

Segundo o enfermeiro Vinícius Donatoni Agostinho, a lavagem deve demorar um minuto. “Primeiro tem que lavar a palma, depois o dorso, depois entre os dedos e as articulações, em cima das mãos, com movimentos circulares. Não se esqueça do dedão e os punhos”, explica Agostinho. O mesmo pode ser feito com álcool gel. Anéis e outros acessórios devem ser retirados durante o procedimento.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Golpe da falsa ação judicial faz duas vítimas e prejuízo passa de R$ 4 mil em Três Lagoas

Criminoso se passou por promotor de Justiça, prometeu pagamento de processo inexistente e convenceu idosos a realizar transferências bancárias

Confusão após reunião de trabalho termina em ameaça e agressão em frente a escola de Três Lagoas

Desentendimento entre colegas de serviço teria se agravado após advertência da direção, onde caso foi registrado na DEPAC e será apurado pela Polícia Civil

Droga sai de Três Lagoas e acaba apreendida após perseguição em SP

Motorista tentou fugir da Polícia Militar por cerca de três quilômetros, mas acabou preso em flagrante com nove tijolos de maconha escondidos em veículo