29.6 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro, 2025

Simples ato de lavar as mãos pode evitar proliferação do vírus da H1N1

Saúde – 15/05/2012 – 11:05

Após o anúncio de mortes e novos casos da gripe H1N1 na região de São José do Rio Preto (SP), a população deve ficar alerta aos sintomas e prevenções da doença. Uma delas é a vacinação. A campanha começou há uma semana. O Ministério da Saúde divulgou um balanço e o resultado é preocupante: a procura pelas doses está bem abaixo do esperado.

Nesta época do ano, a contaminação pelo vírus da gripe aumenta. Idosos, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos podem se prevenir tomando a vacina na rede pública, que é graça.

Mas também existe outra forma: é um cuidado bem simples que todos devem ter. O simples ato de lavar as mãos várias vezes ao dia é uma boa forma de evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Para isso basta água, sabão e paciência.

Segundo o enfermeiro Vinícius Donatoni Agostinho, a lavagem deve demorar um minuto. “Primeiro tem que lavar a palma, depois o dorso, depois entre os dedos e as articulações, em cima das mãos, com movimentos circulares. Não se esqueça do dedão e os punhos”, explica Agostinho. O mesmo pode ser feito com álcool gel. Anéis e outros acessórios devem ser retirados durante o procedimento.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Último leilão do Detran em 2025 tem Toyota com lance inicial de menos de 19 mil reais

Entre os veículos, um TOYOTA/YARIS HB XLS15 AT, 2018/2019 tem lance inicial de 18.978 reais. Pela tabela FIPE, esse automóvel tem um valor de mais 79 mil reais.

Um dos oito fugitivos do semi aberto de Três Lagoas é recapturado pela Rádio Patrulha

Ação rápida resultou na prisão de indivíduo de 25 anos, poucas horas após a fuga em massa registrada na manhã de quarta-feira, 17.

Pesquisa do Procon/MS aponta diferença de até 220% em itens das ceias de Natal e Ano Novo

O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), orienta os consumidores a utilizarem a pesquisa como referência, comparando preços, observando a gramatura dos produtos, o prazo de validade e o estado de conservação.